Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa segue bolsas americanas e acentua desvalorização

08/02/2018 - 16:50

Investing.com – O Ibovespa acelera as perdas na tarde desta quinta-feira (8) e agora recua 1,60% aos 81.441,56 pontos, seguindo a tendência negativa do mercado externo. Em Wall Street, o Dow Jones registra perdas de 2,17% aos 24.353,63 pontos.

Desde o final da semana passada, com a divulgação dos números do mercado de trabalho nos Estados Unidos, surgiu entre os investidores uma preocupação com o ritmo aquecido da economia do país. A geração de empregos crescente, a baixa taxa de desemprego e o bom desempenho da economia podem fazer trazer uma pressão inflacionária. Esse cenário pode obrigar o Federal Reserve a elevar os juros de forma mais acentuada. Desde então, o Dow Jones já perdeu cerca de 5%.

Essa preocupação atinge os mercados por todo o mundo. Em Frankfurt, o DAXencerrou com queda de 2,62%, enquanto o CAC 40 de Paris recuou 1,98%. O principal índice de Londres, o FTSE, perdeu 1,49%.

Por aqui, o cenário de incerteza com a aprovação da reforma da Previdência, além da sinalização de que o Banco Central encerrou a curva de corte dos juros também preocupa o mercado.

No final da tarde de ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu pelo corte em 0,25 ponto percentual da taxa Selic, indo de 7,00% para 6,75%, menos valor da história. A redução já era amplamente esperada pelo mercado, que agora aguarda a divulgação da ata da reunião para avaliar quais serão os próximos passos do colegiado.

Hoje pela manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que seu Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,70% na primeira quadrissemana de fevereiro, contra 0,69% em janeiro. Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Transportes (1,12% para 1,40%).

Já o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou taxa de variação de 0,16%, na apuração referente ao primeiro decêndio de fevereiro. No mesmo período de apuração do mês anterior, este índice registrou taxa de 0,75%. A apuração referente ao primeiro decêndio do IGP-M de fevereiro compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de janeiro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve em janeiro variação de 0,29%, o que representa queda de 0,15 ponto percentual (p.p.) em relação aos 0,44% de dezembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, este foi o resultado baixo para os meses de janeiro desde a criação do Plano Real. Com isso, no acumulado dos últimos doze meses, o índice desceu para 2,86%, ficando abaixo dos 2,95% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2017 a taxa foi 0,38%.

Por Investing.com

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , , , ,

Última atualização por Conrado Mazzoni - 08/02/2018 - 16:50

Cotações Crypto
Pela Web