Mercados

Ibovespa sobe mais de 1%, com impulso de Itaú (ITUB4) e outros balanços

11 fev 2022, 10:13 - atualizado em 11 fev 2022, 13:27
Mercados, Ibovespa, B3
Agentes seguem monitorando as discussões em torno dos diversos focos de risco fiscal.  (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa subia 1,25% no início da tarde desta sexta-feira (11), aos 1114,7 mil pontos, com os investidores monitorando os balanços corporativos e o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB.

Entre os destaques corporativos do dia está o resultado do Itaú Unibanco (ITUB4), que veio acima das expectativas. A Usiminas (USIM5) também divulgou um forte resultado.

Os agentes seguem monitorando as discussões em torno dos diversos focos de risco fiscal, como a questão dos combustíveis e o reajuste dos servidores públicos, que envolvem as contas dos Estados e Municípios.

“Os ativos locais devem continuar sensíveis ao exterior, com os investidores digerindo os últimos sinais advindos da economia americana e comentários mais duros de Bullard, do Fed, num contexto de pressões inflacionárias, o que ampliou as apostas de um ajuste monetário mais intenso”, disse o BB Investimentos.

Prévia do PIB

O IBC-Br de dezembro, divulgado há pouco pelo Banco Central, registrou alta de 0,33%, seguindo a mediana do mercado (0,5%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, expansão de 1,3% (vs. 1%  da mediana do mercado).

Com o resultado de hoje, o IBC-Br ficou praticamente estável no quarto trimestre de 2021 ao crescer 0,01%. No ano encerrado, a alta do indicador foi de 4,5% quando comparado a 2020.

Exterior

Nos Estados Unidos, os índices operavam sem rumo definido. No país, a alta acima do esperado na inflação e discurso hawkish de dirigente do Fed reforçaram expectativas de uma agressiva trajetória de alta de juros no país.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.