Ibovespa sobe 4% na semana e renova as máximas do ano; dólar cai aos R$ 5,69

O Ibovespa (IBOV) operou lateralmente nesta sexta-feira (25), pressionado pelas ações da Vale (VALE3) e prévia da inflação.
O principal índice da bolsa brasileira subiu 0,12%, a 134.739,62 mil pontos, de acordo com dados preliminares. Na semana, o Ibovespa acumulou alta de de 3,92%, renovando as máximas do ano.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
De acordo com Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital, o zero a zero do índice veio devido a falta de avanços nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China. O especialista explicou que isso gerou ainda mais incerteza e, consequentemente, um tom mais cauteloso no mercado, após uma sequência de altas.
Além disso, o IPCA-15 subiu 0,43% em abril. A inflação acumula alta de 2,43% no ano e de 5,49% em 12 meses, acima da meta estabelecida pelo Banco Central.
Segundo a mediana das estimativas coletadas pelo Money Times, o dado veio pouco acima das expectativas do mercado. A projeção era de que o índice desaceleraria para 0,42% este mês e aceleraria para 5,48% no acumulado de 12 meses.
Os números de hoje ajudam o mercado a calibrar as expectativas para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para dia 7 de maio.
Por fim, o dólar à vista fechou em leve baixa de 0,05%, aos R$ 5,69. Na semana, a divisa acumulou baixa de 2,01% e, em abril, queda de 0,29%.