Ibovespa sobe com Wall Street e segura os 135 mil pontos; dólar cai aos R$ 5,63

O Ibovespa (IBOV) subiu nesta terça-feira (29), em linha com as bolsas nos Estados Unidos, em dia de divulgação de vagas de emprego dos EUA.
O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 0,06%, a 135.093,78 mil pontos.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
As vagas de emprego em aberto nos EUA caíram 288 mil em março, para 7,192 milhões, sinalizando desaceleração na demanda por mão de obra. Apesar disso, a queda nas demissões indica que o mercado de trabalho segue firme.
A incerteza gerada pelas tarifas impostas pelo governo Trump tem levado empresas a evitar novas contratações, enquanto economistas alertam para possíveis impactos futuros nas cadeias produtivas e no emprego.
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse nesta terça-feira que Trump assinará um decreto concedendo às montadoras que fabricam veículos no país um alívio de parte de suas novas tarifas importação de 25% sobre automóveis, a fim de fornecer-lhes tempo para trazer as cadeias de fornecedores ao país.
No Brasil, agentes financeiros acompanharam declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, nas quais ele reafirmou visão apresentada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em março, quando elevou a taxa Selic em um ponto, a 14,25% ao ano, e indicou uma alta de menor magnitude em maio.
Entre os dados desta terça no país, o destaque foi o IGP-M de abril, que veio acima das expectativas e reforçou os sinais de pressão inflacionária.
O dólar à vista fechou em baixa de 0,32%, aos R$ 5,63. Nos últimos oito dias úteis a divisa acumulou perdas de 4,42%. Em abril a moeda acumula queda de 1,34%.