Ibovespa supera máxima intradia nesta terça (13) após dados de inflação dos EUA; analista comenta resultados da Petrobras (PETR4)
Vem recorde? Parece que sim. Na manhã desta terça-feira (13) o Ibovespa (IBOV) superou os 138 mil pontos, em uma nova máxima intradia.
Por volta das 13h, o índice subia mais de 1,6%, com a possibilidade de bater o recorde histórico de fechamento, de 137.343 pontos, em agosto de 2024.
Entre os destaques do dia está a inflação abaixo das expectativas nos Estados Unidos, que pode aproximar o inicio de desaceleração dos juros. No Brasil, os resultados da Petrobras (PETR4) no primeiro trimestre de 2025 (1T25) movimentam o dia dos investidores.
Para Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, o lucro veio acima do esperado, mas os dados operacionais ficaram abaixo da expectativa do mercado. A surpresa negativa envolve o aumento do custo de extração por barril de petróleo.
“Teve uma pequena alta de 7%, com mais manutenções e inspeções marítimas nas plataformas. Isso acabou pesando nas margens, mas ainda assim foi melhor do que o 4T24”, disse Hungria, em entrevista ao Giro do Mercado desta terça (13).
O analista também destacou a redução dos recursos alocados para novos investimentos, com o Capex (estimativa de investimento de capital) caindo 30%. Segundo Hungria, o número mostra uma normalização em relação aos gastos elevados no 4T24.
- VEJA TAMBÉM: Em quais ações investir neste mês? Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado
Além dos destaques corporativos, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou a ata da reunião da semana passada, quando decidiu elevar a Selic para 14,75%. Hungria ressaltou a sinalização de que o ciclo de alta parece ter chegado ao fim.
“Novas altas ainda vão depender dos próximos dados e dos efeitos da guerra tarifária. Mas no fim do dia a mensagem para o investidor é que estamos muito próximos do fim deste ciclo de alta”, afirmou.
O programa ainda abordou outros destaques dos mercados globais e da temporada de resultados no primeiro trimestre de 2025 (1T25). Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- E MAIS: Ação da Casas Bahia (BHIA3) dispara mais de 77% no ano, mas outra varejista é a preferida do setor para o Banco Safra – saiba qual