Giro do Mercado

Ibovespa supera máxima intradia nesta terça (13) após dados de inflação dos EUA; analista comenta resultados da Petrobras (PETR4)

13 maio 2025, 13:09 - atualizado em 13 maio 2025, 13:09

Vem recorde? Parece que sim. Na manhã desta terça-feira (13) o Ibovespa (IBOV) superou os 138 mil pontos, em uma nova máxima intradia.

Por volta das 13h, o índice subia mais de 1,6%, com a possibilidade de bater o recorde histórico de fechamento, de 137.343 pontos, em agosto de 2024.



Entre os destaques do dia está a inflação abaixo das expectativas nos Estados Unidos, que pode aproximar o inicio de desaceleração dos juros. No Brasil, os resultados da Petrobras (PETR4) no primeiro trimestre de 2025 (1T25) movimentam o dia dos investidores.

Para Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, o lucro veio acima do esperado, mas os dados operacionais ficaram abaixo da expectativa do mercado. A surpresa negativa envolve o aumento do custo de extração por barril de petróleo.

“Teve uma pequena alta de 7%, com mais manutenções e inspeções marítimas nas plataformas. Isso acabou pesando nas margens, mas ainda assim foi melhor do que o 4T24”, disse Hungria, em entrevista ao Giro do Mercado desta terça (13).

O analista também destacou a redução dos recursos alocados para novos investimentos, com o Capex (estimativa de investimento de capital) caindo 30%. Segundo Hungria, o número mostra uma normalização em relação aos gastos elevados no 4T24.

Além dos destaques corporativos, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou a ata da reunião da semana passada, quando decidiu elevar a Selic para 14,75%. Hungria ressaltou a sinalização de que o ciclo de alta parece ter chegado ao fim.

“Novas altas ainda vão depender dos próximos dados e dos efeitos da guerra tarifária. Mas no fim do dia a mensagem para o investidor é que estamos muito próximos do fim deste ciclo de alta”, afirmou.

O programa ainda abordou outros destaques dos mercados globais e da temporada de resultados no primeiro trimestre de 2025 (1T25). Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

Compartilhar

Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.