Coluna Giro do Mercado

Ibovespa termina 2023 em nível histórico: veja as melhores e as piores ações de 2023

30 dez 2023, 9:00 - atualizado em 29 dez 2023, 10:11
logo do Giro e jornalista Paula ao lado
Montagem Giro do Mercado

Para a bolsa brasileira 2023 já ficou para trás! Depois de grandes reviravoltas e um rali de final de ano de dar gosto a qualquer investidor de ações, o Ibovespa bateu máxima em cima de máxima nos últimos dias de dezembro, fechando nos 134.185 pontos e acumulando um salto de 22%.

Apesar da menor liquidez e da semana de apenas 3 dias, a expectativa por mais cortes de juros aqui no Brasil e no mundo ajudou os ativos de risco na última semana do ano. A perspectiva dos analistas para 2024 segue ainda mais otimista.

O último dia de pregão do Ibov acabou trazendo uma surpresa negativa: a prévia da inflação de dezembro, o IPCA-15, acelerou a 0,40% com o peso da alta das passagens aéreas. Mesmo assim fechou o ano em 4,72%, pouco abaixo do teto da meta, que é de 4,75%.

Confira os destaques da última semana de 2023 no Giro do Mercado.

Ótima leitura e um excelente 2024!
Paula Comassetto
Giro do Mercado

Petrobras (PETR3;PETR4), Vale (VALE3) e mais: quais foram as melhores e as piores ações de 2023? Analista da Empiricus Research responde

O resultado do Ibovespa é de alegrar o investidor de ações, mas as campeãs de 2023 têm muito mais a comemorar.

Com alta de 120% no ano, Yduqs (YDUQ3) foi o destaque positivo do principal índice da bolsa brasileira, seguido por CSN Mineração (CMIN3) e Ultrapar (UGPA3). Claro, que não se pode descartar o papel importantíssimo de Petrobras (PETR3;PETR4), que foi a 5ª colocada no ranking, mas a primeira tendo como base seu peso para o índice.

Na ponta negativa, o varejo teve o pior desempenho com Casas Bahia (BHIA3) em primeiro lugar e um tombo de 81%. Pão de Açúcar (PCAR3) e Minerva (BEEF3) ocupam o top 3 de quedas.

E se uma gigante teve papel fundamental para o desempenho positivo do Ibovespa, a outra segurou um voo ainda maior. Vale (VALE3) caiu 13%, ocupando papel de destaque netre as baixas.

Na opinião de Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, “a bolsa está na sua máxima histórica, mas ainda tem ações muito baratas”. O investidor tem que estar sempre bem posicionado em ações de grande potencial, porque a gente nunca sabe quando o rally pode acontecer.

Para ele, Localiza (RENT3) é um case bem mais estrutural e que pode se beneficiar de forma saudável com a queda de juros.

Assista à live completa e descubra qual é a ‘pimentinha’ indicada pelo analista para compor sua carteira.

Magazine Luiza (MGLU3), Casas Bahia (BHIA3) e outras varejistas terão salvação em 2024?

Não foi um ano fácil para o varejo brasileiro. O evento Americanas (AMER3), logo em janeiro, já dava indícios das dificuldades que o setor enfrentaria ao longo dos meses. Confirmação disso veio com os resultados das ações de Petz (PETZ3) e Grupo Casas Bahia (BHIA3) figurando entre as maiores perdas do Ibovespa em 2023.

Apesar do resultado decepcionante de algumas varejistas, principalmente do setor de e-commerce, Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, começa 2024 com outra cabeça para empresas como: Grupo SBF (SBFG3) e Arezzo (ARZZ3).

Segundo ele, “não precisa fazer mágica, não precisa fazer milagre”. As recomendações do analista “são empresas líderes de mercado, mas que passaram por alguma dificuldade este ano, estão de certa forma alavancadas e que vão se desalavancar muito nestes próximos trimestres”.

Clique aqui e descubra mais uma recomendação do analista para o setor.

2 Fundos Imobiliários para apostar agora e o que esperar dos FIIs em 2024

Não foram só as ações que se deram bem em 2023, os fundos imobiliários também conseguiram ‘surfar’ com o otimismo dos investidores. A queda dos juros e o crescimento das emissões de cotas foram dois dos motivos para a alta dos FIIs este ano.

E para 2024 a perspectiva é ainda melhor, de acordo com pesquisa realizada pela Empiricus Research com as principais gestoras do país. Os gestores se mostraram “muito otimistas” em relação ao mercado imobiliário brasileiro para os próximos 12 meses.

Para Caio Araujo, analista do setor, o segmento de shoppings foi destaque em 2023 e deve continuar sendo no próximo ano.

Caio explica que existe um FII de shopping especificamente que negocia abaixo da média, tem um nível de pagamento bastante interessante e é o melhor da categoria para o investidor ter na carteira em 2024: é o HSI Malls (HSML11).

Segundo o analista, ainda existem segmentos de FIIs com preços defasados. Clique aqui para ver qual é o segundo fundo imobiliário indicado para começar 2024.

Este foi o Giro da Semana.

Até a próxima semana.

 

Jornalista e Apresentadora do Giro do Mercado
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero também é pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Com larga experiência em comunicação e produção de conteúdo, atuou como repórter, produtora e apresentadora, tendo trabalhado para TV Gazeta e RedeTV. Grande curiosa do mercado financeiro, aprende cada dia mais sobre o mundo dos investimentos. Preza pela imparcialidade, tentando sempre passar uma mensagem clara e objetiva. Profissional ágil, criativa e hands-on, com liderança forte no trabalho em equipe e guiada por grandes desafios.
Linkedin Instagram
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero também é pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Com larga experiência em comunicação e produção de conteúdo, atuou como repórter, produtora e apresentadora, tendo trabalhado para TV Gazeta e RedeTV. Grande curiosa do mercado financeiro, aprende cada dia mais sobre o mundo dos investimentos. Preza pela imparcialidade, tentando sempre passar uma mensagem clara e objetiva. Profissional ágil, criativa e hands-on, com liderança forte no trabalho em equipe e guiada por grandes desafios.
Linkedin Instagram