Mercados

Ibovespa vira para alta com Petrobras (PETR4) e bancos

04 maio 2023, 15:10 - atualizado em 04 maio 2023, 15:10
B3
Petrobras informou na véspera que a sua produção de petróleo no Brasil caiu 4% no primeiro trimestre. (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) subia na tarde desta quinta-feira (4), acompanhando a melhora das ações da Petrobras (PETR4), após a empresa divulgar o relatório de produção do primeiro trimestre.

Por volta das 14h50, o principal índice da Bolsa subia 0,77%, aos 102,8 mil pontos, na contramão dos índices em Nova York. O petróleo tipo Brent, referência para a Petrobras, subia 1%.

Mais cedo, analistas do Goldman Sachs disseram que aumentaram as chances de a estatal anunciar US$ 4,7 bilhões em dividendos, juntamente com os resultados do primeiro trimestre, que serão divulgados em 11 de maio.

“Diversos investidores com os quais conversamos não esperam que a Petrobras anuncie tal dividendo e, portanto, caso isso se concretize, esperamos uma reação positiva do mercado após o anúncio“, afirmaram. 

A petrolífera informou na véspera que a sua produção de petróleo no Brasil caiu 4% no primeiro trimestre, na base anual. Nesta quinta, a companhia afirmou que criará um grupo de trabalho com a China Energy International para analisar oportunidades de negócios conjuntos em energia renovável.

Bancos e juros

Ações de bancos também avançavam mais de 2% em meio a uma queda dos juros futuros, no primeiro pregão após o Banco Central sinalizar que o ciclo de cortes da Selic pode começar no segundo semestre. 

Ontem, o Copom manteve a taxa básica de juros a 13,75% ao ano, em um momento em que as empresas da Bolsa registram impactos do juro como alta inadimplência e consumo retraído.

Nesse cenário de queda dos juros futuros, varejistas como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) subiam mais de 4%. Os balanços do primeiro trimestre também seguem no radar.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar