Política

“Idoso tem que andar a pé”: Governo desmente fake news com fala de Lula sobre alta dos combustíveis

07 mar 2023, 16:51 - atualizado em 07 mar 2023, 16:51
Lula
Fala de Lula foi retirada de pronunciamento feito durante campanha eleitoral e que criticava a falta de incentivo à atividade física no país. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizendo para idosos andarem a pé está sendo usada fora de contexto em fake news sobre o aumento no preço dos combustíveis, segundo a Secretaria do Comunicação Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vídeo que está sendo divulgado nas redes sociais e grupos de mensagem mostra Lula dizendo que as pessoas de terceira idade deveria “tirar a bunda do sofá e andar um pouco a pé [sic]”. A publicação ainda relaciona a fala do presidente com a alta da gasolina causada pela reoneração de impostos federais anunciada na semana passada.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

No entanto, a Secom aponta que se trata de um trecho de um pronunciamento de Lula realizado durante a campanha eleitoral durante encontro com representantes do segmento esportivo em São Paulo (SP) no dia 29 de setembro de 2022.

Na ocasião, o presidente criticou a ausência de uma cultura da atividade ao ar livre e de espaços públicos específicos e seguros para a realização de exercícios no Brasil.

O presidente chegou a compartilhar o aviso de fake news em seu Twitter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a fala completa de Lula

O Money Times destacou em negrito o trecho da fala de Lula tirado de contexto. Veja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Você não tem nas cidades os espaços abertos para que a sociedade possa se manifestar. Na China, por exemplo, você passa em qualquer esquina de manhã e tem um pessoal que está dançando, está fazendo ginástica. Aqui no Brasil, as pessoas têm medo de uma bala perdida. Sabe, aqui no Brasil as pessoas não fazem e não têm cultura. E não tem provocação. O meu ministro da Saúde, o primeiro, era o Humberto Costa. E eu tinha vontade de andar e colocar na televisão o presidente andando. Fazer uma provocação para as pessoas da minha idade andarem. Andar! E o Humberto falava ‘não, eu não posso deixar você andar porque você fuma’. E o coitado do Humberto ele tem asma e ele não fuma. Eu falava ‘eu não vou andar fumando, cara, eu vou mostrar que ando, vou mostrar que ando seis quilômetros a uma velocidade boa’. E não, não foi feito. Como é que a gente vai fazer essas pessoas de terceira idade tirar a bunda do sofá e andar um pouco a pé? Deixar de ver televisão, deixar de ver bobagem na televisão e falar pro cara: ‘Vai comprar pão, vai a pé. Pega tua esposa, pega na mão dela e vai andar meia hora a pé. Vai fazer qualquer coisa’. Mas não há estímulo, não há espaço. Sabe, ninguém vai andar na rua. Aqui tem gente que corre com um milhão de carros passando perto dele e ele está respirando o gás carbônico. Não é possível que alguém não diga ‘ô cara, você não pode andar aqui porque aqui é proibido. Esse gás que você está respirando é venenoso’. Não, o cara não tem onde ir ele vai. Quem tem sorte vai no Parque do Ibirapuera. Mas quem pode ir no Ibirapuera?”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar