Moedas

Iene cresce 203% entre as moedas mais vendidas no Brasil e sobe de posição pela primeira vez

20 abr 2024, 12:00 - atualizado em 20 abr 2024, 12:08
iene
A moeda japonesa segue crescendo entre as mais transacionadas no Brasil.  (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

Pelo terceiro mês consecutivo a moeda do Japão, o Iene, mostrou números crescentes entre o ranking de moedas mais transacionadas no Brasil, deixando para trás as moedas tradicionais como dólar e o euro no quesito crescimento.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

No levantamento mensal realizado pela Travelex Confidence, a moeda japonesa teve um aumento de 39% em relação a fevereiro de 2024, 32% no comparativo com março de 2023, e um crescimento massivo de 203% no volume médio transacionado no Brasil em 2022.

A alta constante nas operações com o Iene pode ser explicada principalmente pelo impacto da isenção recíproca de vistos entre o governo brasileiro e o japonês pelo período de 90 dias que teve início em setembro de 2023. Este aumento nas transações pode perdurar ainda por, pelo menos, 3 anos, já que este será o período em que o acordo estará em vigor.

Agora, a moeda ocupa a quarta posição entre as mais transacionas, melhor posição já vista entre todo o período analisado pelo levantamento que compara a variação do volume operado desde 2018.

Efeito Olímpiada 2024 começa a aparecer

Entre as demais moedas do ranking, outro destaque vai para o euro que teve uma boa variação no mês de março de 2024 em relação ao mês anterior, apresentando uma variação de 24%.

Após dois meses seguidos com números negativos, a moeda europeia voltou a apresentar um certo volume transacionado positivo e ocupa, no mês, a segunda colocação.

  • [Relatório cortesia da Empiricus Research] Estrategista-chefe da casa libera conteúdo com recomendações de investimento e comentários sobre o cenário macro. Veja o que Felipe Miranda tem a dizer sobre Israel-Irã, dólar, juros nos EUA e meta fiscal, clicando AQUI.

Para Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, o turismo vai explicar grande parte da guinada na moeda, principalmente por conta das Olimpíadas de Paris, em julho, na França, que é “um atrativo a mais para que brasileiros que estão se planejando para acompanhar o evento in loco adquiram a moeda”, explica.

O ranking das 5 moedas mais vendidas

Compondo o restante do ranking, temos mais uma vez o dólar ocupando o primeiro lugar pela décima vez consecutiva na análise mensal.

Porém, mesmo estando no topo, a moeda americana teve uma leve queda na comparação entre março e fevereiro com diferença de 1%. Quando comparado ao mesmo período de 2023, a queda é ainda mais acentuada com uma baixa de 28% no volume transacionado.

“Em março, o dólar teve um comportamento de leve valorização frente ao real, além dos reflexos do vale sazonal que abrange o período de fechamento da alta temporada no País, o que justifica os números negativos. Além disso, o BACEN aumentou a estimativa de projeção da moeda norte-americana de R$4,93 para R$4,95, sendo o segundo mês seguido com aumento da PTAX projetada, o que impacta a procura da moeda no segmento do turismo”, comenta Arbex.

Moeda Variação Mar 24/Fev 24 Variação Mar 24/Mar 24 Mar 24/ média 2022
Dólar (USD) -1% -28% -57%
Euro (EUR) 24% -30% -56%
Libra Esterlina (GBP) 9% -39% -57%
Iene (JPY) 39% 32% 203%
Dólar Canadense (CAD) -13% -49% -76%

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.