Economia

IGP-DI tem variação positiva de 0,04% em fevereiro, diz FGV

07 mar 2023, 9:19 - atualizado em 07 mar 2023, 9:19
IGP-DI
IGP-DI registrou variação positiva no mês de fevereiro, aponta FGV (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly/File Photo)

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou variação positiva de 0,04% em fevereiro, desacelerando ligeiramente ante a taxa de 0,06% do mês anterior, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

O resultado ficou acima de expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 0,01%, e levou o índice a acumular alta de 1,53% em 12 meses.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV, a deflação nos preços ao produtor desacelerou no mês passado, mas foi compensada por um arrefecimento no ritmo de alta dos preços ao consumidor e no setor de construção, o que ajudou a manter a variação média do IGP praticamente inalterada.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, caiu 0,04% em fevereiro, ante baixa de 0,19% em janeiro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) — que responde por 30% do IGP-DI — reduziu a alta para 0,34% no mês passado, de 0,80% antes.

Entre os componentes do IPC, o destaque foi o grupo Educação, Leitura e Recreação, que caiu 0,80% em fevereiro, abandonando alta de 3,28% vista em janeiro. Também houve declínio nas taxas de variação dos grupos alimentação (0,48% para -0,03%), transportes (0,92% para 0,43%) e comunicação (0,73% para 0,67%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, variou 0,05% em fevereiro, arrefecendo ante avanço de 0,46% no mês anterior.

O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.