Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Iguatemi: boa qualidade dos ativos cria perspectiva promissora para 2021

12/01/2021 - 14:01
Iguatemi IGTA3 Shoppings
O Safra reforçou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para os papéis da Iguatemi, com preço-alvo de R$ 48,20 (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

A Iguatemi (IGTA3) está mais preparada para a nova onda da Covid-19, afirmaram os analistas do Safra. Na visão do banco, a qualidade dos ativos oferece uma resiliência atraente à companhia, que deve apresentar um aumento gradual das operações ao longo de 2021, principalmente após a primeira fase da campanha de vacinação.

Cristina Betts, CFO da Iguatemi, destacou, em reunião realizada com o Safra, alguns indicadores operacionais que devem ajudar nos resultados deste ano. Segundo a executiva, as vendas dos lojistas de shopping centers seguiram uma trajetória de recuperação no decorrer do quarto trimestre de 2020. Outubro já tinha sido um mês particularmente bom, mas novembro conseguiu ser ainda melhor (embora os números ainda tenham ficado abaixo dos níveis de 2019).

Os dados de dezembro também não decepcionaram. A Iguatemi viu que o tráfego de pessoas nos shoppings foi forte nas últimas duas semanas do mês, mesmo com o fechamento dos estabelecimentos nos feriados de fim de ano.

Outros fatores que corroboram para uma perspectiva positiva sobre 2021 são a queda das taxas de inadimplência e a recuperação das taxas de ocupação.

Shopping Iguatemi
A Iguatemi foi a operadora de shoppings mais agressiva na retomada de aluguéis dos lojistas no terceiro trimestre do ano passado (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

Betts disse que a Iguatemi foi a operadora de shoppings mais agressiva na retomada de aluguéis dos lojistas no terceiro trimestre do ano passado. As taxas de inadimplência caíram de 13,4% no período para um único dígito em dezembro.

Em relação às taxas de ocupação, alguns lojistas da Iguatemi decidiram voltar a operar nos estabelecimentos por não terem sido capazes de gerar caixa para pagar suas obrigações. Isso, somado ao fato de que novos contratos de locação foram assinados, permitirá uma rápida recuperação da companhia a partir do segundo trimestre de 2021.

Iguatemi 365

O e-commerce da Iguatemi segue crescendo continuamente. A pandemia do coronavírus fez com que as vendas digitais saltassem, com lojistas e consumidores buscando novas soluções de compra e venda.

Para 2021, a Iguatemi espera acelerar as operações da plataforma Iguatemi 365. Agora, a empresa pretende concentrar as atenções em cidades-satélites com poucas marcas de luxo para depois entrar em mercados maiores e mais complexos.

O Safra reforçou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para os papéis da Iguatemi, com preço-alvo de R$ 48,20. Na avaliação dos analistas, a queda de 37,4% do preço das ações nos últimos 12 meses parece exagerada.

“Apesar do cenário desafiador para a indústria de shoppings no curto prazo, estamos apostando na continuidade da recuperação gradual ao longo de 2021, o que levará a uma normalização das receitas e da geração de caixa da Iguatemi”, comentou Luiz Peçanha, responsável pelo relatório do banco divulgado ontem.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 12/01/2021 - 15:06