AgroTimes

Imea: Comercialização da safra de soja 2021/22 atinge em agosto 87,6% do total

13 set 2022, 9:24 - atualizado em 13 set 2022, 9:24
Lavoura de Soja
Já a comercialização de soja da safra 2022/23 de Mato Grosso, que deve começar a ser plantada a partir do dia 15, atingiu 26,67% em agosto, informou o Imea (Imagem: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

A comercialização de soja da safra 2021/22 de Mato Grosso atingiu 87,56% em agosto, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O avanço foi de 3,64 pontos porcentuais ante o mês anterior. Em igual período do ano passado, 94,82% da safra estava negociada, e, na média de cinco anos, 94,65%.

Já a comercialização de soja da safra 2022/23 de Mato Grosso, que deve começar a ser plantada a partir do dia 15, atingiu 26,67% em agosto, informou o Imea.

O avanço foi de 1,15 ponto porcentual ante o mês anterior. Em igual período do ano passado, 39,50% da safra estava negociada, e, na média de cinco anos, 38,41%.

Milho

Os produtores de milho em Mato Grosso comercializaram até o mês de agosto 14,32% da colheita prevista em 2022/23, que ainda será semeada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação é do Imea, em boletim mensal. Em relação ao boletim mensal anterior, houve avanço de 2,41 pontos porcentuais no Estado.

Quanto à média dos últimos cinco anos, de 28,36%, a comercialização antecipada está atrasada na comparação com igual estágio da safra.

Em relação à safra 2021/22, também há atrasos. No ciclo passado, os produtores mato-grossenses haviam comercializado com antecedência, em igual período do ano, 30,87% da safra prevista.

Milho
Os produtores de milho em Mato Grosso comercializaram até o mês de agosto 14,32% da colheita prevista em 2022/23, que ainda será semeada (Imagem: Pixabay/DESPIERRES)

Para a safra 2021/22, o Imea informou que já foram comercializados, até agosto, 73,65% dos grãos, avanço de 5,77 pontos porcentuais em relação ao mês anterior. “O incremento se deu, principalmente, pela valorização nos prêmios dos portos brasileiros e das cotações do milho na Bolsa de Chicago (CBOT), sobretudo na última semana do mês, que contrabalançaram a queda do dólar no mesmo período”, observou o Imea. “Além da necessidade em escoar a produção recém-colhida, o que incentivou o produtor a travar negócios.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O preço médio de comercialização em agosto foi de R$ 63,78 por saca ou 4,15% a mais em relação à média do último mês. “Contudo, apesar de o avanço ter ganhado ritmo no último mês, a comercialização está 13,04 p.p. atrasada em relação à safra passada no mesmo período.”

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar