Política

Impeachment nos EUA? Câmara autoriza inquérito contra Joe Biden; entenda

14 dez 2023, 9:00 - atualizado em 14 dez 2023, 9:00
Biden
Câmara dos EUA autoriza sem evidências inquérito de impeachment do presidente Joe Biden (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos autorizou formalmente sua investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden. A Casa é composta em sua a maioria por republicanos, que estão unidos em torno do esforço, embora ainda não tenham encontrado provas de irregularidades por parte do democrata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por 221 a 212, a Câmara aprovou a investigação que apura se Biden se beneficiou indevidamente de negócios estrangeiros de seu filho Hunter Biden, após o mesmo recusar intimação para depoimento a portas fechadas.

A Casa Branca classificou a investigação como infundada e politicamente motivada. A medida não deve conseguir remover Biden do cargo. No entanto, o processo tem potencial para ajudar os republicanos a destacar suas alegações de corrupção ao longo da campanha de 2024.

Ainda que a Câmara vote pelo impeachment, o Senado teria que votar para condená-lo pelas acusações por uma maioria de dois terços — algo difícil em uma Casa onde os pares democratas de Biden têm maioria de 51 a 49.

  • Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado, saiba mais clicando aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Biden x Trump mais uma vez?

Em 2024 pode ocorrer uma revanche eleitoral entre Joe Biden e Donald Trump, antecessor do atual presidente no cargo. O nome do ex-presidente é tido como favorito para a indicação presidencial republicana.

Trump sofreu impeachment duas vezes pela Câmara ao longo de seu mandato. O primeiro foi em 2020, por tentar pressionar a Ucrânia a anunciar uma investigação de corrupção sobre Biden, e em 2021, por tentar reverter sua derrota eleitoral. Ambas tentativas fracassaram no Senado.

* Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar