Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024: Quais documentos guardar após a declaração?

29 fev 2024, 12:12 - atualizado em 29 fev 2024, 12:12
Imposto de Renda 2024, Impostos, Brasil, Economia, Declaração, Documentos
Confira os documentos necessários armazenar após declarar o Imposto de Renda 2024 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O período para declarar o Imposto de Renda 2024 está se aproximando. Para se preparar, o Money Times separou quais documentos nos quais foram utilizados, serão necessários guardar após a declaração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Receita Federal estabeleceu o período entre 15 de março e 31 de maio para envio das declarações, igual ao período no ano passado.

Imposto de Renda 2024: Documentos

Além da cópia da declaração e comprovantes de pagamentos do IR, os contribuintes precisam guardar:

  • Comprovantes relacionados a bens e direitos;
  • Comprovantes de movimentações financeiras feitas no ano-calendário do imposto;
  • Recibos/comprovantes de despesas dedutíveis, como despesas médicas, hospitalares e educação;
  • Comprovantes de despesas com construção, ampliação ou reforma incorporadas ao custo de imóvel;
  • Notas fiscais para despesas com pessoas jurídicas e recibos de despesas com pessoas físicas;
  • Documentos suporte para apuração de ganho de capital na alienação de bens e direitos;

Como guardar os documentos?

Outra preocupação constante é a forma mais eficaz e segura de armazenar esses documentos após realizar a declaração. Isso porque, se não for de forma correta, podem acabar se deteriorando.

A autoridade que controla o pagamento de impostos no país, conhecida por Fisco, leva cerca de três meses para processar as declarações de Imposto de Renda. No entanto, o prazo oficial para a Receita Federal realizar esse processo é de cinco anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira sugestão é transformar os documentos em formatos digitais, como PDF, Arquivo DOC do Word ou escaneá-los para o formato de foto em JPG ou PNG. Os documentos podem ser salvos em uma pasta na Nuvem, como, por exemplo: Google Drive, One Drive, Mega, entre outros.

É importante ressaltar que anotar a senha dessa conta nuvem em algum local de fácil acesso. Assim, o contribuinte poderá acessar esses arquivos sempre que quiser.

Já para os que preferem manter de forma impressa, a outra sugestão é guardá-los em pastas, caixas de plástico ou até mesmo em envelopes. No entanto, essa opção também exige atenção, para que o local de armazenamento seja adequado.

Leia mais sobre Imposto de Renda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar