Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024: Vale a pena importar dados das declarações passadas?

26 mar 2024, 13:17 - atualizado em 26 mar 2024, 13:17
Imposto de renda declaração IR Receita Federal malha fina
Imposto de Renda: Veja o que fazer caso queira importar os dados da declaração passada ou optar pela pré-preenchida. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para quem declarou no ano passado, é melhor importar os dados anteriores? — Pergunta enviada por um leitor do Money Times via YouTube

A função de importar os dados fornecidos à Receita Federal nas declarações de Imposto de Renda de anos anteriores é uma mão na roda para os contribuintes que querem agilizar o processo de montar a declaração de 2024. Isso porque quando você importa os dados, já são preenchidos os campos de informações cadastrais.

Por outro lado, também são puxados os dados de tudo que foi declarado. Então, o contribuinte ainda tem o trabalho de incluir ou excluir itens, além de atualizar valores. Também será preciso atualizar informações de contato ou endereço, caso estes tenham sofrido alterações de um ano para o outro.

De maneira geral, é seguro e vantajoso importar os dados — principalmente se você não tem tanta coisa para declarar. Só precisa ficar atento nas atualizações, para não errar nada e correr o risco de cair na malha fina.

Imposto de Renda: Declaração pré-preenchida

Outra opção é usar a declaração pré-preenchida. Neste caso, o programa puxa não só os dados de declarações anteriores, como também informações de terceiros que estão relacionados ao contribuinte, como fontes pagadoras, bancos, imobiliárias e serviços de saúde.

Além da facilidade, quem opta por essa alternativa costuma ter prioridade na restituição.

Como acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024?

Conforme a Receita Federal, o modelo pré-preenchido está disponível em todas as plataformas:

  • programa IRPF para computador;
  • aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares; e
  • sistema e-CAC.

Basta selecionar a opção “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida” na tela de abertura e fazer o login gov.br. Após a autenticação do login, o contribuinte deve concluir a importação da sua declaração pré-preenchida.

Vale destacar que é preciso ter conta, no mínimo, nível prata para utilizar a declaração pré-preenchida. Além disso, é responsabilidade do contribuinte checar se todas as informações estão corretas.

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.