Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Inadimplência do consumidor recua 4% no ano, diz Boa Vista

05/09/2019 - 15:18
No acumulado do ano, a inadimplência está em queda de 4%, enquanto o período correspondente aos últimos 12 meses recuou 3,2%

A inadimplência do consumidor registrou recuo de 1% em agosto ante o mês anterior, descontados os efeitos sazonais, de acordo com a Boa Vista. Já em relação a agosto de 2018, o indicador apresentou avanço de 1,3%. No acumulado do ano, a inadimplência está em queda de 4%, enquanto o período correspondente aos últimos 12 meses recuou 3,2%.

Segundo os economistas da Boa Vista, a trajetória de queda da inadimplência pode ser explicada pela maior cautela das famílias, pela capacidade de endividamento dos consumidores ainda limitada por conta do fraco crescimento da renda e pelo efeito defasado da maior seletividade dos bancos no período mais agudo da crise.

A empresa ainda faz um alerta para o elevado nível de desocupação e subutilização da mão-de-obra, que pode resultar em maior inadimplência.

“Uma retomada mais vigorosa e generalizada do crédito aos consumidores, sem aumento dos riscos, segue condicionada à evolução do mercado de trabalho e do endividamento das famílias”, conclui a Boa Vista.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Regiões

Na análise acumulada em 12 meses, todas as regiões tiveram queda, tendo o Sul registrado a maior variação: -6,7%.

Última atualização por Diana Cheng - 05/09/2019 - 15:18