Coluna
Opinião

Incerteza dá sinais de melhora

26 abr 2020, 10:06 - atualizado em 24 abr 2020, 13:19
Coronavírus
Os últimos números da Ivol-br indicam que a incerteza do mercado financeiro, apesar de ainda muito elevada, dá sinais de melhora (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

No mercado financeiro, o termômetro da incerteza é a volatilidade esperada pelo mercado para os próximos meses. A teoria de apreçamento de opções mostra que essa volatilidade pode ser extraída dos preços de opções sobre o índice de ações como o S&P 500, nos Estados Unidos. VIX é o nome dessa série de volatilidade esperada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, o site nefin.com.br divulga regularmente a série histórica da nossa volatilidade esperada calculada a partir de opções negociadas sobre o índice Ibovespa. O nome dessa série é Ivol-br. A série começou a ser calculada em 2011 – antes desse período a baixa liquidez dos contratos de opções não permitia seu cálculo. A média da volatilidade esperada entre 2011 e 2019 foi de 23%.

No dia 23 de março de 2020 essa série atingiu impressionantes 118%, mais de 5 vezes a sua média histórica, refletindo a incerteza gerada pela pandemia do coronavírus.

Desde então, este blog acompanha a evolução dessa série como quem acompanha a febre de um doente (veja aqui). Felizmente, os últimos números indicam que a incerteza do mercado financeiro, apesar de ainda muito elevada, dá sinais de melhora.

Conforme vemos no gráfico, o Ivol-br está abaixo de 50% há mais de uma semana, e chegou a atingir a casa dos 30% em alguns dos dias. Vamos torcer para que a incerteza continue a cair e a economia consiga se recuperar o quanto antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar