CryptoTimes

Incerteza regulatória afasta gestoras de ativos da indústria cripto, afirma pesquisa

01 jun 2020, 8:56 - atualizado em 25 jun 2020, 23:47
Falta de regulamentação faz com que gestores não arrisquem se aventurar nesse mercado (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

Mais da metade dos participantes de uma pesquisa recente realizada pelo The Block afirmam que a incerteza regulatória afastam gestoras tradicionais de ativos do universo dos criptoativos.

Foram feitas 38 entrevistas com empresas, focando em profissionais que trabalham no setor cripto. A lista de participantes inclui formadores de mercado, corretoras, fornecedores de custódia e negociadores (“traders”).

Segundo Steven Zheng:

“Mais de 53% dos respondentes acreditam que a incerteza regulatória evita que gestoras tradicionais de ativos entrem nesse setor, pois muitos argumentaram como o status jurídico de muitos ativos digitais ainda é duvidoso.”

“O principal obstáculo para gestoras de ativos é conseguir um mandato […]. Fundos como Blackrock não têm critério para expandir seu mandato e investir em bitcoin. Esses fundos têm um mandato específico e não podem investir em qualquer coisa”, afirmou Max Boonen, diretor e cofundador da formadora de mercado B2C2, ao The Block.

Outros fatores mencionados incluem o desenvolvimento de infraestrutura (47%) e o tamanho total do mercado (32%).

“Em relação ao que a indústria pode fazer para melhorar as chances de trazer participantes institucionais, muitos mencionaram transparência regulatória de agências governamentais, como a CFTC [Comissão de Negociação de Futuros de Commodities] e o lançamento de produtos cripto regulamentados como um ETF [fundo negociado em bolsa] de bitcoin”, destacou a equipe do The Block Research.

Clique aqui para conferir os resultados completos da pesquisa sobre a infraestrutura do mercado cripto.

theblock@moneytimes.com.br