Internacional

Índia lidera cortes de acesso à internet pelo 5º ano consecutivo, diz organização

28 fev 2023, 20:43 - atualizado em 28 fev 2023, 20:43
Índia
Embora a Índia mais uma vez lidere o mundo em desligamentos da Internet, 2022 marcou a primeira vez desde 2017 em que houve menos de 100 desligamentos no país, disse o órgão de vigilância (Imagem: Pixabay/www_slon_pics )

A Índia impôs, de longe, o maior número de bloqueios de sinal de internet no mundo em 2022, disse a organização Access Now nesta terça-feira, liderança que o país desempenha pelo quinto ano consecutivo.

Dos 187 bloqueios de internet registrados globalmente pelo Access Now, 84 ocorreram na Índia, incluindo 49 na região da Caxemira administrada pelo país, disse o grupo de defesa de direitos digitais com sede em Nova York em um relatório publicado nesta terça-feira.

“As autoridades interromperam o acesso à Internet pelo menos 49 vezes na Caxemira devido à instabilidade política e à violência, incluindo uma série de 16 pedidos consecutivos de paralisações no estilo de toque de recolher de três dias, em janeiro e fevereiro de 2022”, acrescentou o relatório do órgão de vigilância.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A Caxemira há muito tempo é  ponto de conflito entre a Índia e seu arquirrival Paquistão, que reivindicam a região por inteiro, mas governam apenas partes.

Embora a Índia mais uma vez lidere o mundo em desligamentos da Internet, 2022 marcou a primeira vez desde 2017 em que houve menos de 100 desligamentos no país, disse o órgão de vigilância.

A Ucrânia ficou em segundo lugar na lista, com os militares russos cortando o acesso à internet pelo menos 22 vezes depois que a Rússia invadiu o país vizinho em 24 de fevereiro do ano passado.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.