Saúde

Índia tenta economizar vacinas contra Covid, adiando doses para pacientes recuperados

23 maio 2021, 14:55 - atualizado em 23 maio 2021, 14:55
India
(Imagem: REUTERS/Amit Dave)

A Índia está tentando economizar as escassas vacinas de Covid-19 adiando as doses para aqueles que se recuperaram da doença, disse o chefe de um painel do governo, acrescentando que a campanha de imunização não deveria ter sido aberta a todos os adultos antes de cobrir os mais vulneráveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sob críticas por lidar com o pior aumento do mundo em infecções por coronavírus, o primeiro-ministro Narendra Modi tornou todos os adultos elegíveis à vacinação a partir de 1º de maio.

A escassez de vacinas agora forçou muitas regiões, incluindo a capital Nova Délhi, a priorizar novamente as pessoas com mais de 45 anos.

O governo federal disse na quarta-feira (19) que os pacientes deveriam ser imunizados três meses após a recuperação, em comparação com a recomendação anterior de cerca de um mês. Não deu uma razão para a mudança de critério.

Foco nos vulneráveis

“Isso tem sido feito para economizar doses de vacina”, disse à Reuters Narendra Kumar Arora, chefe do Grupo Nacional de Assessoria Técnica em Imunização do governo, na sexta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Discutimos adiar em três meses, seis meses ou nove meses, mas finalmente dissemos ‘podemos administrar em três meses, vamos fazer três meses por enquanto'”.

Arora disse que, devido à escassez de vacinas na Índia, o foco deveria ser a imunização dos que estão sob maior risco.

“Nosso grupo priorizou aqueles com 45 anos ou mais”, disse ele. “Porque 75% da mortalidade e morbidade estão nessa faixa etária.”

O Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família informou no dia 19 de abril que a decisão de incluir todos os adultos na campanha de imunização foi tomada em reunião presidida por Modi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministério e o gabinete de Modi não responderam a um pedido de comentário.

A Índia administrou cerca de 192 milhões de doses, mas deu as duas doses necessárias a apenas cerca de 3% de seus 1,35 bilhão de habitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar