Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) cai na expectativa do Copom; veja os indicadores desta terça (01)

01 ago 2023, 12:14 - atualizado em 01 ago 2023, 12:14
Indicadores
Entre os indicadores, o destaque vai para a reunião do Copom, na qual o mercado anseia pelo futuro da taxa Selic, e aos dados do PMI industrial. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Hoje se inicia o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), reunião esta que irá decidir o futuro da taxa Selic, que está no patamar de 13,75% ao ano. Na última ata, foi apontada uma redução, e apesar de não ter ficado claro, uma parte do mercado espera um reajuste de 0,25 ponto percentual e outra parte um reajuste de 0,50 pp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Wall Street, S&P 500 e o Nasdaq abriram em baixa antes de dados de manufatura e empregos, enquanto os investidores avaliam os balanços mistos de empresas do setor ​​farmacêutico MSD e Pfizer.

Por volta das 12h04, o Ibovespa (IBOV) caia 0,97%. Já em Wall Street, Nasdaq caia 0,45%, S&P 500 caia 0,31% e Dow Jones fica no zero a zero, com um tímido +0,01%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta terça-feira (01)

Brasil

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), que consolida os índices de confiança dos quatro setores: Indústria, Serviços, Comércio e Construção, desacelerou 0,5 ponto em julho, ficando em 94,0 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial acelerou 0,1% em junho na comparação com o mês anterior. E comparado ao ano passado, a produção acelerou 0,3%.

Já o Índice de Gerentes de Compras (PMI) medido pela S&P Global para indústria, avançou de 46,6 em junho para 47,8 em julho. Que apesar de ter ficado abaixo da marca de 50 pontos pelo nono mês, apresentou um crescimento para o nível mais alto em cinco meses.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o PMI medido pela S&P Global para indústria acelerou em julho, indo de 46,3 para 49 pontos.

Já o Índice ISM de Emprego no Setor Manufatureiro, acelerou de 46,0 em junho, para 46,4 em julho, ficando abaixo da previsão de 46,9.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Departamento do Comércio, o setor de investimentos em construção subiu 0,5% em junho, de 0,6% no consenso, ante +0,9% em maio.

Por fim, o Departamento do Trabalho divulgou o Relatório de abertura de vagas (JOLTs) de junho, no qual foi apontado uma queda de 9,582 milhões de vagas, ante a projeção de 9,7 milhões, em viés dos 9,824 milhões em maio.

Europa

Na Alemanha, o PMI/S&P Global para indústria caiu de 40,6 em junho, para 38,8 pontos em julho. Trata-se do menor nível desde maio de 2020, apesar de apontar o que os analistas esperavam.

Na Zona do Euro, o indicador caiu de 43,4 em junho, para 42,7 em julho. É o menor nível desde maio de 2020 e ficou abaixo da marca de 50 pontos. O subíndice, que mede a produção, desacelerou de 44,2 em junho, para 42,7 em julho, um nível que não era visto há mais de três meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no Reino Unido, o PMI para indústria caiu de 46,5 pontos em junho, para 45,3 em julho, sendo o menor nível desde janeiro, apesar de ter ficado acima da expectativa dos analistas.

Ásia

Na China, o PMI de indústria do Caixin/S&P Global desacelerou de 50,5 em junho, para 49,2 em julho, ficando abaixo das previsões de 50,3. Sendo assim, além de não estar na marca de 50 pontos, foi o primeiro declínio desde abril.

*Com Reuters e BDM

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar