Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) avança, varejista cai 2% e Relatório Trimestral de Inflação surpreende; veja os indicadores desta quinta (21)

21 dez 2023, 12:26 - atualizado em 21 dez 2023, 12:26
Ibovespa, Indicadores
Com o Ibovespa em alta, o foco entre os indicadores foi para o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pelo Banco Central (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco aos dados do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pelo Banco Central. No internacional, saíram dados dos pedidos semanais de auxílio-desemprego, nos Estados Unidos, além da terceira estimativa do PIB.

Em Wall Street, os índices abriram em alta, recuperando-se de uma ampla liquidação na sessão anterior, em meio às expectativas de que os custos de empréstimos serão reduzidos no próximo ano.

Por volta de 12h12, o Ibovespa (IBOV) avançava 0,78% a 131.825 mil pontos. Já em Wall Street, S&P 500 subia 0,67%, Dow Jones mostrava alta de 0,57% e Nasdaq avançava 0,81%.

O papel da Casas Bahia (BHIA3) lidera o ranking de baixas do Ibovespa nesta manhã, recuando 2,10%, enquanto a Vale (VALE3) lidera em altas, com +2,93%.

  • Bolsas internacionais tiveram um ano de ganhos expressivos, mas o que esperar de 2024? Confira as melhores teses de investimentos do cenário norte-americano no Giro do Mercado desta quarta-feira (21), é só clicar aqui:

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quinta-feira (21)

Brasil

Banco Central afirmou que a possibilidade de o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) superar o teto da meta de inflação (4,75%) neste ano caiu.

Segundo o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira (21), a probabilidade passou de cerca de 67% em setembro para 17%. Para 2024, a chance de estouro do limite passou de 24% para 23%.

Indicador de Comércio Exterior (ICOMEX), apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre), registrou que o saldo acumulado até novembro da balança comercial (US$ 8,8 bilhões) leva a balança a um saldo de US$ 89,5 bilhões no acumulado do ano.

Segundo o relatório, independentemente do resultado de dezembro, esse já é o maior superávit na série histórica anual da balança comercial.

Estados Unidos

Segundo o Departamento do Trabalho, os pedidos semanais de auxílio-desemprego aumentaram em 2 mil, atingindo um total de 205 mil em dado com ajuste sazonal, de 220 mil registrados na semana encerrada em 15 de dezembro. A previsão dos economistas era de 215 mil pedidos.

Na “terceira” estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) para o período de julho a setembro, o Departamento de Comércio registrou uma taxa anualizada de 4,9% no trimestre passado.

No segundo trimestre, o PIB real aumentou 2,1%. Na segunda estimativa, os lucros aumentaram 3,3% a uma taxa trimestral no último trimestre, após aumentarem 0,2% no segundo trimestre.

Por fim, o Índice de Indicadores Antecedentes (LEI, na sigla em inglês), apurado pelo Conference Board, apontou queda no mês de novembro, indo de 1% em outubro para 0,5% em novembro.

Com essa queda, o índice da faixa atinge a faixa dos 103,0 pontos. Além disso, no acumulado de maio até novembro deste ano, o índice caiu 3,5%, ante a contração de 4,3% no mesmo período em 2022.

Ásia

Em Hong Kong, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), apurado pelo Departamento de Censos e Estatística (C&SD), aumentou para 1,6% em novembro, ligeiramente inferior aos 1,7% em outubro.

Na comparação anual, o índice registrou a taxa de 2,6% em novembro, ficando ligeiramente inferior ao aumento de 2,7% em outubro.

* Com dados da Reuters.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.