Indonésia dá mais um passo rumo ao biodiesel B50

A Indonésia deu mais um passo em direção ao lançamento de uma mistura de 50% de biodiesel (B50) no diesel, ao concluir os testes de laboratório, informou um funcionário do Ministério da Energia nesta terça-feira, já que o país pretende implementá-lo no próximo ano.
Atualmente, o biodiesel à base de óleo de palma tem uma mistura obrigatória de 40% (B40), mas a Indonésia quer aumentar o nível para reduzir sua dependência das importações de combustíveis fósseis.
O teste de laboratório envolveu o funcionamento de um motor usando o combustível B50 e foi concluído em agosto. As autoridades agora realizarão testes em estradas, disse à Reuters o diretor de bioenergia do Ministério da Energia, Edi Wibowo.
- CONFIRA: Como a WDC espera acessar o pacote de R$ 300 BILHÕES do GOVERNO para investir em datacenters? Confira o novo episódio do Money Minds no Youtube
“Com base nos resultados dos testes, avançaremos para lançar testes de estrada e testes em máquinas não automotivas que funcionam com diesel”, disse ele.
O momento do teste de estrada ainda não foi decidido, disse ele.
A Indonésia pretende tornar o B50 obrigatório em 2026, mas é improvável que isso aconteça em janeiro, disse um funcionário sênior do Ministério da Energia em agosto.
A adoção do B50 exigiria 20,1 milhões de quilolitros de biocombustível à base de óleo de palma por ano para ser misturado ao diesel, em comparação com 15,6 milhões de quilolitros com o B40, segundo dados do Ministério da Energia.