Economia

Inflação anual da Turquia atinge quase 80% e pico pode estar próximo

03 ago 2022, 9:44 - atualizado em 03 ago 2022, 9:45
A maior alta anual foi registrada por transportes, de 119,11%, enquanto os preços de alimentos e bebidas não alcoólicas subiram 94,65% (Imagem: REUTERS/Cagla Gurdogan)

A inflação anual da Turquia turca subiu para uma nova máxima de 24 anos de 79,6% em julho, mostraram dados nesta quarta-feira, com a contínua fraqueza da lira e os custos globais de energia e commodities empurrando os preços para cima, embora o resultado tenha ficado abaixo do esperado.

A inflação começou a subir quando a lira caiu depois que o banco central cortou gradualmente sua taxa básica de juros em 500 pontos-base, para 14%, em um ciclo de flexibilização buscado pelo presidente Tayyip Erdogan.

Na comparação mensal, os preços ao consumidor subiram 2,37% em julho, disse o Instituto de Estatística da Turquia, abaixo da previsão em pesquisa da Reuters de 2,9%. Na base anual, a expectativa era de que a inflação atingiria 80,5%.

Jason Tuvey, economista sênior de mercados emergentes da Capital Economics, disse que a alta anual dos preços pode estar se aproximando do pico com a inflação de energia caindo acentuadamente e a de alimentos aparentemente perto do topo.

“Mesmo que a inflação esteja próxima de um pico, ela permanecerá perto de suas atuais taxas muito altas por vários meses”, disse Tuvey em nota.

“Quedas bruscas e desordenadas na lira continuam sendo um risco fundamental”, disse ele.

A maior alta anual foi registrada por transportes, de 119,11%, enquanto os preços de alimentos e bebidas não alcoólicas subiram 94,65%.

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do BrasilClique aqui e deixe seu voto!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.