Economia

Inflação anual dos Estados Unidos sobe 8,3% em agosto; futuros de NY caem

13 set 2022, 9:39 - atualizado em 13 set 2022, 9:43
Sobreposição da bandeira dos Estados Unidos com uma nota de dólar
Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,6% no mês e de +6,3% na base anual. (Imagem: Shutterstock)

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) segue em alta em agosto, acelerando-se em relação a julho. O CPI subiu 0,1% na base mensal e avançou 8,3% no confronto anual, ficando acima das projeções de alta de 8%.

Os aumentos nos índices de moradia, alimentação e assistência médica foram os que mais impactaram no aumento da inflação.

Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,6% no mês e de +6,3% na base anual. A previsão era de um aumento de 6,1% no acumulado de 12 meses.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, em agosto, o índice de alimentos continuou a subir,
aumentando 0,8%. Já o índice de energia caiu 5%, puxado pela gasolina (-10,6%).

Os futuros de Wall Street viraram após a divulgação dos dados. Nasdaq cai 1,67%, seguido por S&P 500 (-1,20%) e Dow Jones (-0,89%).

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin