Mercados

Inflação em dobro e mais: 5 coisas para saber antes de investir no Ibovespa nesta quinta (11)

11 jan 2024, 10:12 - atualizado em 11 jan 2024, 10:12
ibovespa
Inflação do Brasil e EUA devem mexer com o Ibovespa nesta quinta-feira (11) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta quinta-feira (11) de lado, recuando 0,06%, a 130.759 pontos, por volta das 10h05. Na véspera, o IBOV voltou a cair, na contramão de Wall Street.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

dólar tinha pouca alteração frente ao real nos primeiros negócios de hoje, com investidores digerindo o IPCA de dezembro e no aguardo de dados de inflação dos Estados Unidos.

Day Trade:

5 assuntos que vão mexer com o Ibovespa nesta quinta (11)

IPCA: Inflação fecha 2023 abaixo do teto da meta

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,56% em dezembro — uma leve aceleração em relação à alta de 0,28% apurada em novembro.

O número ficou acima das expectativas do mercado, que projetava avanço de 0,48% no mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11), o IPCA fechou 2023 com alta acumulada de 4,62%, ficando abaixo do teto de 4,75% proposto pelo Banco Central.

Em dezembro de 2022, a variação do índice havia registrado 0,62%.

Inflação dos EUA no radar

Logo mais saem os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) e esses números podem ajudar os investidores terem uma ideia dos próximos passos do Federal Reserve.

Caso a inflação venha abaixo do esperado, o banco central americano pode se preparar para iniciar o seu afrouxamento monetário. Agora, se os números vierem acima, aí o Fed pode optar por manter a taxa elevada por mais tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central entra em greve no dia da inflação

Os servidores do Banco Central entraram em uma greve de 24h nesta quinta-feira (11). Segundo informações do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), o movimento é uma defesa da valorização da carreira de especialista da autoridade monetária.

O grupo pede reajuste na remuneração, além de bônus por produtividade, exigência de nível superior para cargo técnico e mudança de nome do cargo de analista para auditor.

A previsão de adesão é de mais de 70% dos funcionários. Com isso, serviços da instituição e divulgações de informações podem ficar paralisados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queda dos juros pode favorecer small caps

O analista Mateus Haag, da Guide Investimentos, avalia que, historicamente, momentos de queda dos juros favoreceram as small caps no Brasil.

Neste sentido, pontua que o índice Small Caps (SMAL) teve desempenho inferior ao Ibovespa nos últimos quatro anos consecutivos.

“Além dos juros, outros fatores contribuíram para o desempenho inferior do SMAL, como a alta no preço das commodities e resultados relativamente melhores no Ibovespa no período. Contudo, os preços das commodities (particularmente petróleo) não está mais em alta e as perspectivas de lucros no SMAL tem evoluído melhor que as do Ibovespa desde 2023. Ou seja, não é só os juros que estão a favor das small caps em 2024”, avalia.

BlackRock: Maior gestora do mundo se desfaz de milhares de ações brasileiras

3R Petroleum (RRRP3) anunciou na quarta-feira (09), em comunicado ao mercado, que a BlackRock vendeu ações da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, a maior gestora do mundo detém 11.941.866 ações ordinárias de emissão da 3R, equivalentes a 4,98% do capital social.

A gestora também diminuiu participação acionária na Cogna (COGN3) e na Iguatemi (IGTI3).

Com a operação, a gestora passou a deter 9,962% do total de ações ordinárias emitidas, ou 186 milhões de papéis, na empresa de educação. No caso da rede de shoppings, a BlackRock agora possui 21 milhões de ações preferenciais, representando 4,978% do total.

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.