Economia

Inflação: IPCA-15 abaixo das expectativas “não deve deixar ninguém tranquilo”

27 abr 2022, 16:59 - atualizado em 27 abr 2022, 16:59
inflação ipca-15 aumento de preços
Inflação: o IPCA-15 é o maior para o mês de abril desde 1995 (Imagem: Pixabay/volzi)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial do país, atingiu 1,73% em abril. O valor está abaixo das expectativas do mercado, que rondavam os 1,85%,  porém é a maior alta para o mês desde 1995.

No acumulado de 12 meses, o índice acumula alta de 12,03%, aceleração registrada frente aos 10,79% em março.

Para analistas da Terra Investimentos, as surpresas nos índices, que vieram de maneira “espalhada” em vários produtos, não são motivos para comemorar.

Cautela no otimismo com a inflação

Homero Guizzo, economista da instituição, ressalta que o resultado, apesar de menos pior do que expectativas, ainda é ruim.

“O que gera essa impressão de que as coisas estão melhorando é que o mercado esperava 1,83%, mas ainda é muita inflação. Antes da pandemia, um valor desses demorava vários meses para acumular”, diz.

O IPCA-15 foi atenuado por uma alta menor do que a esperada nos preços dos combustíveis, que subiram 7,54% contra uma expectativa de 8,9% por parte dos analistas.

Também surpreendeu a queda no grupo de produtos de cuidados pessoais, puxados por um recuo de 6,6% no preço de perfumes.

A alimentação fora de casa também ajudou a conter o resultado geral, subindo 0,28% contra uma projeção de 0,75%.

Caminhos do Banco Central

Para Guizzo, a expectativa é de que o Banco Central continue a enfrentar a alta nos preços por meio de aumentos na taxa básica de juros (Selic) no longo prazo.

Em sua última reunião sobre o tema, no dia 17 de março, o órgão elevou a taxa em 1 ponto percentual, chegando em 11,75%, maior taxa desde o início de 2017.

“Não tem outro caminho. O observador pode achar que não está funcionando, mas é um remédio que precisa ser tomado por bastante tempo para começar a fazer efeito”, afirma.

Para Guizzo, o cenário provável é que, no futuro próximo, o BC ultrapasse os 12,75%, chegando aos 13%.

Expectativas para abril

A Terra Investimentos espera o início de um alívio nos preços até o fim de abril, principalmente após a implementação da bandeira tarifária da energia elétrica reduzida, no dia 16, que deve segurar ainda mais a alta no valor das contas — a instituição projeta queda de até 9%.

“O IPCA ainda não sofreu os impactos da bandeira tarifária. O ajuste deve trazer a inflação de abril para bem abaixo de 1%”, disse.

Em relatório enviado a clientes, a Terra projeta um IPCA em 0,83% para o mês completo de abril. Trata-se de um valor intermediário entre expectativas de outras instituições. A MCM Consultores, por exemplo, estima uma inflação entre 0,9% e 0,95%, enquanto a Modal espera 0,8%.

Como declarar o imposto de renda em 2022?

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiária
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
Linkedin
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.