Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Inflação na Zona do Euro pode ser maior que o esperado pelo BCE, diz novo chefe do BC alemão

11/01/2022 - 9:29
As declarações, feitas em sua cerimônia de posse, são as primeiras de Nagel como chefe do Bundesbank, que tradicionalmente tem adotado uma postura “hawkish” (dura com a inflação) em relação aos riscos de inflação (Imagem: Britta Pedersen/Pool via REUTERS)

A alta da inflação na zona do euro não é inteiramente temporária e há riscos de leituras acima do projetado, disse o novo presidente do banco central da Alemanha, Joachim Nagel, nesta terça-feira, desafiando a narrativa do Banco Central Europeu sobre as pressões inflacionárias.

As declarações, feitas em sua cerimônia de posse, são as primeiras de Nagel como chefe do Bundesbank, que tradicionalmente tem adotado uma postura “hawkish” (dura com a inflação) em relação aos riscos de inflação.

“É verdade que altas taxas de inflação podem ser atribuídas a efeitos especiais que expiram automaticamente. Mas não inteiramente”, disse Nagel. “Vejo o perigo de que a inflação possa permanecer alta por mais tempo do que o esperado.”

A inflação no bloco monetário de 19 países atingiu um recorde de 5% no mês passado, mas o BCE minimizou o número, argumentando que a alta nos custos de energia é a principal responsável e que o aumento de preços ficará abaixo de sua meta de 2% até o final do ano, mesmo sem aperto de política monetária.

Nagel, de 55 anos, que chefiará o Bundesbank por oito anos, disse que as perspectivas para inflação permanecem extraordinariamente incertas e que uma resposta de política monetária pode ser necessária caso os resultados reais superem as expectativas.

Última atualização por Rafael Borges - 11/01/2022 - 9:29

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto