AgroTimes

Inpasa anuncia que vai dobrar capacidade de unidade de etanol de milho no Maranhão

15 maio 2025, 16:31 - atualizado em 15 maio 2025, 16:31
etanol milho inpasa
(iStock.com/lamyai)

A Inpasa, maior produtora de etanol de milho do Brasil, anunciou o início da expansão da unidade em Balsas, no Maranhão, que deverá duplicar a capacidade de produção da fábrica no Estado, importante polo da nova fronteira agrícola do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a ampliação, a Inpasa terá investido cerca de R$2,3 bilhões ao todo na unidade, que começou a operar este ano, afirmou a empresa.

Atualmente, a fábrica de Balsas possui capacidade produtiva anual de 450 milhões de litros de etanol, 240 mil toneladas de DDGS e 23 mil toneladas de óleo vegetal, processando cerca de 1 milhão de toneladas de grãos por ano.

A Inpasa, expoente do setor de etanol de milho no Brasil, cuja produção tem sido crescente, possui também unidades em operação em Sinop (MT), Nova Mutum (MT), Dourados (MS), Sidrolândia (MS), além de duas usinas no Paraguai.

“A decisão de ampliar a planta e dobrar sua capacidade de produção foi tomada com o objetivo de fortalecer a competitividade de seus principais produtos, etanol, DDGS e óleo vegetal, no mercado nacional e internacional”, afirmou a companhia, confirmando notícia publicada no jornal Valor Econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outubro do ano passado, a Inpasa anunciou o início da operação da expansão da biorrefinaria de Sinop (MT), considerada à época a maior unidade produtora do mundo do biocombustível à base de cereais, com capacidade de 2,1 bilhões de litros ao ano.

O crescimento do etanol de milho no Brasil tem aumentado o consumo interno do cereal no país, diminuindo a disponibilidade para exportações do grão, indicou nesta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ao revisar para cima a safra brasileira.

A Inpasa anunciou anteriormente uma unidade de etanol de milho em Luís Eduardo Magalhães (BA), com previsão de ser concluída em 2026. Ainda não há uma data para o início das operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar