Inpasa investirá R$ 2,4 bi para construção de usina de etanol de grãos em Goiás
 
						A Inpasa, uma das maiores produtoras de etanol de grãos da América Latina, anunciou o início da construção de sua nova unidade em Rio Verde (GO), onde investirá R$ 2,4 bilhões.
A nova planta será a nona da companhia e a primeira em território goiano, fortalecendo a integração entre agricultura, energia e indústria, destacou a empresa, que prevê inaugurá-la no primeiro trimestre de 2027, de acordo com nota publicada pela empresa nesta sexta-feira. A Inpasa prevê utilizar milho, o sorgo e outros cereais.
A usina está projetada para ter capacidade anual para processar 2 milhões de toneladas de grãos, resultando na produção de 1 bilhão de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (ração proteica para bovinos, suínos e aves), 47 mil toneladas de óleo vegetal e geração estimada de 345 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa.
- Mercado em festa com Vale (VALE3), Amazon, Apple, Gerdau (GGBR4) e Vivo (VIVT3): Confira análise no Giro do Mercado:
Segundo o presidente da Inpasa, Éder Odvar Lopes, a escolha de Rio Verde reflete uma “decisão estratégica baseada na infraestrutura logística do município, na força da produção agrícola regional e na vocação inovadora do agronegócio goiano”.
Fundada em 2006, a Inpasa iniciou suas atividades no Paraguai e hoje opera sete unidades industriais — cinco no Brasil e duas no Paraguai –, além de ter uma planta em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA).
No Brasil, a companhia tem unidades em operação nos Estados de Mato Grosso (Sinop e Nova Mutum), Mato Grosso do Sul (Dourados e Sidrolândia) e Maranhão (Balsas), além da planta em construção na Bahia.
Com capacidade instalada para produzir 6,2 bilhões de litros de etanol por ano, a companhia também gera 3,3 milhões de toneladas de DDGS, 312 mil toneladas de óleo vegetal e 1.513 GWh de energia elétrica renovável, de acordo com nota da empresa.
 
							 
				 
				 
				![[Conteúdos gratuitos] Assista ao Giro do Mercado e outros programas exclusivos em nosso Youtube](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/01/banner-html-28.png) 
						 
                 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    