AgroTimes

Instabilidade política da Petrobras, sentida em Nova York, chega ao açúcar depois dos ADRs

26 fev 2021, 16:05 - atualizado em 26 fev 2021, 16:51
Cana-de-açúcar Commodities Agricultura
Safra de cana com mais açúcar do que o estimado mobiliza preços em Nova York (Imagem: Agência Brasil/Elsa Fiuza)

A bolsa mercantil de Nova York operou o açúcar aos níveis máximos ancorados fundamentalmente na demanda possível para o etanol hidratado no Brasil. Desde ontem, sem essa âncora muito firme, o adoçante caiu.

Algumas informações internacionais sustentam que o superávit de 4,1 milhões de toneladas, declarado pela Green Pool Commodity Specialists tenha feito a queda dos 17.17 centavos de dólar por libra-peso da quarta, para os 16.84 c/lp da quinta, além do recuo adicional desta sexta para 16.52 c/lp (-1,90%).

Mas a consultoria australiana não tem peso para derrubar o mercado futuro. Superávit deverá haver, mas os números estão ainda escondidos das análises sem uma clareza da safra brasileira, ainda. Mesmo a Organização Internacional do Açúcar (OIA) deu déficit global em seu último report.

O analista Maurício Muruci está entre os que veem nas cotações do açúcar, por hora, a instabilidade proporcionada pela indicação do general Joaquim Silva e Luna à Petrobras (PETR3; PETR4), como sinal de interferência nos preços do mix de combustíveis – enquanto a defasagem entre a paridade da gasolina aumenta. O mesmo peso que proporciona mais um dia de baixa dos ADRs (-3,99%) da estatal na Bolsa de Nova York.

O etanol mantém trajetória de alta, e deve renovar máximas no acumulado desta semana, mas estaria aquém, portanto, do potencial, uma vez que a gasolina não sobe tanto quanto deveria na relação com o aumento do petróleo. “O mercado desconfia de que a dois a três meses vai piorar mais para as usinas”, diz o profissional da Safras & Mercado.

Com o agravante da safra do Centro-Sul avançando mais, a partir de abril.

Ao invés de mais etanol, como vinha se projetando, poderá haver mais açúcar do que o estimado. Maior oferta. Daí que o vencimento maio apresenta um movimento de defesa, os investidores saíram vendendo açúcar.

Vale destacar que a curva ascendente do açúcar, até à cotação de anteontem, praticamente acompanhou por dias seguidos as altas do etanol hidratado no Brasil. Também houve um relativo impacto do atraso nos embarques de soja nos portos, encurtando a saída de açúcar.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar