BusinessTimes

Instagram libera para usuários comuns recurso de influenciadores e lojas

24 mar 2022, 14:29 - atualizado em 24 mar 2022, 14:29
instagram tag
Instagram liberou a marcação de produtos para todos os usuários nos Estados Unidos. (Imagem: Reprodução Instagram)

Os influencers são aliados das marcas para promover seus produtos no Instagram, utilizando dos recursos que a ferramenta disponibiliza para contas profissionais, como a marcação de produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, este recurso não será mais exclusividade dos influenciadores e das lojas na rede social, pois a ferramenta foi liberada para todos os usuários da plataforma, apenas nos Estados Unidos, até o momento.

Anteriormente, esse recurso estava disponível apenas para contas empresariais e de criadores de conteúdo, porém, a liberação ocorreu na última terça-feira (22).

Como vai funcionar

Tagear (ou marcar) um produto no Instagram é bem simples, a opção aparece no processo de publicação das contas com acesso ao recurso – sendo necessário tagear tanto a marca quanto o produto.

Dessa forma, ao tocar na foto, as pessoas podem ver qual produto está sendo utilizado, a qual marca pertence e é possível adicionar informações como preço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a liberação do recurso, as marcas receberão uma notificação do tageamento, tendo o controle para manter ativa ou desativar a marcação.

Apesar do recurso divulgar as marcas, não há uma remuneração prevista para a utilização das tags por quem não trabalha como influenciador.

Publicidade gratuita?

Sem uma remuneração, o questionamento que fica é se o novo recurso vai apenas promover publicidade gratuita para as marcas. Até o momento, não há mais informações sobre a possibilidade de monetização apenas pela marcação.

Entretanto, o Instagram divulgou que está testando um programa de afiliados, onde os usuários poderão recomendar produtos e receber pagamentos por isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações disponibilizadas pelo Instagram, os pagamentos de comissões serão feitos com base no total de vendas geradas para a marca.

Para o programa de afiliados, a tag será essencial, visto que será necessário tagear o produto da marca nas publicações do feed e no story e, assim, conseguir gerar vendas para as marcas e receber comissão por isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar