Eleições 2026

Institutos de pesquisa incluem ‘inelegível’ Pablo Marçal em próximos levantamentos eleitorais

19 ago 2026, 14:38
Pablo Marçal
Institutos de pesquisas eleitorais incluem Pablo Marçal nos próximos levantamentos (Reuters/Felipe Iruata)

Candidato de última hora, polêmico e inelegível por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o coach Pablo Marçal (PRTB) terá sua popularidade medida na disputa à Presidência da República por ao menos dois institutos de pesquisa. BTG Pactual/Nexus e Datafolha, este último em parceria com o Grupo Globo, incluíram o nome de Marçal nas pesquisas previstas para serem divulgadas nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo registro disponível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Datafolha Instuto de Pesquisas iniciou nesta terça-feira (18) e termina na quinta-feira (20) uma pesquisa com 2.058 eleitores, cujos resultados estão previstos para serem divulgados na próxima sexta-feira (21).

O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e empresas do Grupo Globo e prevê Marçal entre os 13 nomes que disputam o primeiro turno. Não existe uma simulação com a participação do candidato em um eventual segundo turno.

Na próxima segunda-feira (24) a Nexus divulga sua pesquisa semanal contratada pelo BTG Pactual também com a inclusão de Pablo Marçal. O levantamento, a ser realizado entre sexta-feira e domingo (23), deve ouvir em torno de 2 mil eleitores e também está registrado no TSE.

Apesar da condenação do TRE-SP que o deixou inelegível até 2032, Marçal obteve no fim de semana passado uma liminar que reconheceu sua filiação ao PRTB em 4 de abril, permitindo que o candidato efetuasse seu registro eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, no dia 5 de agosto, o Tribunal confirmou, por 7 votos a 0, a condenação de Pablo Marçal por uso indevido dos meios de comunicação social durante a campanha de 2024 para a prefeitura de São Paulo. A decisão manteve a inelegibilidade de oito anos do coach e influencer.

O recurso à decisão do TRE-SP e a validade do registro de sua candidatura, porém, ainda vão ser avaliados pelo TSE. Enquanto isso, Marçal pode participar de atos de campanha e ser incluído em pesquisas por ter seu registro de candidatura regularizado.

Até então, Leonardo Avalanche ou Heró Bezerra eram os nomes incluídos nas pesquisas como candidatos do PRTB a presidente. Avalanche, que chegou ser confirmado, foi registrado como vice de Marçal e pode ser o nome do partido na disputa caso o TSE mantenha a inelegibilidade do coach.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Agronegócios pela Faap. Com mais de 30 anos de profissão, atuou como repórter e editor na Folha de S.Paulo e na Broadcast/Estadão, entre outros veículos. Atualmente é editor-assistente de Política e Conjuntura no Money Times.
Jornalista formado pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Agronegócios pela Faap. Com mais de 30 anos de profissão, atuou como repórter e editor na Folha de S.Paulo e na Broadcast/Estadão, entre outros veículos. Atualmente é editor-assistente de Política e Conjuntura no Money Times.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar