BusinessTimes

Inteligência artificial (IA) que editou ganhador do Oscar 2023 agora está disponível para iPhone

24 abr 2023, 17:24 - atualizado em 24 abr 2023, 17:24
Inteligência Artificial OpenAI
O aplicativo Runway ganhou fama entre os entusiastas de inteligência artificial, devido a capacidade de transformar cenas comuns em algo extraordinário de uma forma simples (Imagem: Pixabay)

O editor de vídeo Runway, que utiliza inteligência artificial para edições, agora está disponível para iPhone, conforme anunciado nesta segunda-feira (24).

O programa de edição foi utilizado em uma das cenas de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” onde duas pedras, representando a protagonista e a antagonista, conversam entre si.

O aplicativo Runway ganhou fama entre os entusiastas de inteligência artificial, devido a capacidade de transformar cenas comuns em algo extraordinário de uma forma simples.

Contudo, o aplicativo disponibiliza apenas a primeira versão da inteligência artificial, a Gen-1. Atualmente, o modelo mais atual é o Gen-2.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Conheça a última geração de inteligência artificial do editor de vídeo

O Gen-2 é acessível de forma gratuita através do programa, ou da plataforma, para computador. Esse modelo é um texto-para-vídeo, ou seja, o usuário é capaz de gerar vídeos de diferentes formatos através apenas de inserções de texto.

A startup de inteligência artificial é focada na criação de soluções de edição de vídeo por meio de modelos como aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda para reconhecer objetos e os comandos dados pelos usuários.

Já é possível, através do último modelo da plataforma, pedir à inteligência artificial, por exemplo, um vídeo de balões flutuando em uma paisagem montanhosa ao pôr-do-sol.

Além de criar o vídeo para o usuário, a IA pode remodelar, redimensionar e reimaginar seus próprios vídeos a partir de comandos.

A startup anunciou no último sábado (22) uma “parceria de vários anos” com a Amazon Web Service (AWS). A ideia com essa parceria é utilizar a tecnologia em nuvem da AWS para escalar a pesquisa e o desenvolvimento da Runway

O Gen-2 da Runway, um sistema de IA multimodal que pode gerar novos vídeos com texto, imagens ou videoclipes, foi treinado na AWS em colaboração com a NVIDIA.

“Esta é uma continuação e melhoria em nosso trabalho de modelos generativos multimodais e representa uma grande melhoria para os sistemas de IA de última geração para geração de vídeo”, escreve a empresa em blog.

Matt Garman, vice-presidente sênior de vendas, marketing e serviços globais da AWS, comenta que os modelos generativos pioneiros que a Runway está testando, treinando e dimensionando na AWS estão “definindo o padrão para o futuro do conteúdo multimodal”.

“Estamos entusiasmados em potencializar as inovações da Runway e colaborar para mudar para sempre a forma como os criativos utilizam a IA para concretizar sua visão”.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.