Inter (INBR32) aprova descontinuação de BDRs, anuncia novo programa e coloca investidores diante de uma decisão
Após receber a bênção do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para ampliar a atuação nos Estados Unidos, agora o Inter (INBR32) está arrumando a casa. A instituição financeira decidiu descontinuar seu programa de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) Patrocinados Nível II.
Em documento enviado ao mercado, o Inter informou que o conselho de administração aprovou o início do processo, que também vai criar, simultaneamente, um programa de BDRs Não Patrocinados Nível I. Os BDRs da companhia estão em alta hoje, com valorização de 2,33% por volta das 11h20.
Com a mudança, o banco não precisará participar do processo de emissão dos certificados no Brasil. O Inter também fica livre da exigência de prestar informações detalhadas aos investidores brasileiros, seguindo as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
- Os BRDs patrocinados são emitidos com a ciência da empresa que tem capital no exterior, que participa do processo de emissão dos certificados no Brasil e contrata uma instituição depositária para intermediar a operação.
- Já os BDRs Não Patrocinados têm menos exigências de divulgação de informações e distribuição, além de serem emitidos sem que necessariamente a empresa saiba.
Segundo a companhia, a iniciativa busca “maximizar a eficiência e minimizar redundâncias” que ocorrem quando há registros em dois países ao mesmo tempo, o que exige que a empresa siga as regras de mercado de cada região.
Mesmo com a mudança, o Inter ressaltou o “compromisso de longo prazo do Grupo Inter com o Brasil e com o mercado de capitais brasileiro”. A mudança será conduzida pelo Banco Bradesco, na qualidade de instituição depositária.
A escolha dos investidores do Inter
O plano, que ainda precisa do aval da B3 e da CVM, prevê três alternativas para quem tem os atuais BDRs Patrocinados Nível II do Inter na carteira.
A primeira opção é receber ações ordinárias classe A negociadas no Nasdaq, na proporção de um BDR para um papel. Para isso, o investidor precisará de conta ativa em corretora habilitada nos Estados Unidos.
A segunda possibilidade será aderir a um processo de venda facilitada (Sales Facility) dessas ações no Nasdaq.
Já a última alternativa permite permanecer exposto à empresa por meio de BDRs Não Patrocinados Nível I, também na relação de um para um.
Com o sinal verde, os investidores precisarão fazer a escolha em até 30 dias após o lançamento oficial da oferta.
Concluída a descontinuidade do programa de BDRs Patrocinados Nível II, o Inter pretende cancelar seu registro de emissor estrangeiro categoria ‘A’ junto à CVM.
*Com informações do Estadão Conteúdo