Tecnologia

Internet na Lua: Entenda plano da Nokia com a NASA para garantir conexão até no espaço

06 mar 2023, 11:43 - atualizado em 06 mar 2023, 11:43
99pay criptomoedas bitcoin
Testes para internet na lua começarão ainda neste ano (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Projeto da Nokia em parceria com a NASA quer levar o acesso à internet para a Lua, segundo noticiou a Folha de São Paulo, que teve correspondente presente no Mobile World Congress, onde a ideia foi apresentada.

O evento é um dos principais de tecnologia do mundo, com foco em telecomunicações, e ocorreu nesta semana, em Barcelona.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O projeto desenvolveu uma forma de conectar a Lua a uma rede 4G e deve ser lançado ainda este ano para começar os testes da rede celular.

Como vai funcionar a internet na Lua

De início, o equipamento criado pela parceria irá conectar veículos exploradores por alguns dias. Entretanto, o objetivo é conseguir, futuramente, conectar bases de exploração instaladas na Lua.

O equipamento deverá conseguir criar a conexão de internet na Lua e também se conectar via satélite com a Terra.

Em apresentação acompanhada pela Folha de São Paulo, Wilson Cardoso, diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina e uma das pessoas que ajudou a definir as especificações técnicas do projeto, explicou que o equipamento teve bom comportamento em ambiente simulado, contudo, destacou que lá as condições são diferentes, visto que as temperaturas são muito extremas e não podem ser reproduzidas.

Dentre os desafios está ainda o solo lunar, que não permite aterramento, o que pode levar o equipamento a queimar. Dessa forma, os testes buscarão identificar se o equipamento sobrevive à Lua.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Leia mais sobre: