Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Investidor 3.0: “Preferência por assimetria é racional”, diz Hendrik Bessembinder

24/11/2020 - 15:53

No terceiro painel de hoje (24) do evento Investidor 3.0, Hendrik Bessembinder, professor e pesquisador da Universidade do Arizona, conversou com Rodolfo Amstalden, sócio da Empiricus Research, sobre como utilizar a assimetria em busca de grandes retornos.

Bessembinder é reconhecido por seus estudos sobre ações, sobretudo, pelas assimetrias de mercado. O primeiro ponto destacado pelo pesquisador é a forte concentração de geração de riqueza.

Com base em dados sobre o desempenho de ações de 63 mil empresas americanas e não americanas, entre 1990 e meados de 2020, Bessembinder concluiu que o mercado de ações gerou US$ 56,2 trilhões de riqueza aos acionistas. Mas o ponto é a elevada concentração.

Concentração

O professor constatou que 632 empresas (1% da amostra) responderam por 90% da riqueza gerada. No Brasil, a concentração foi menos acentuada, mas, ainda assim, quatro companhias responderam por 50% da geração de valor.

“O retorno médio das empresas é pequeno, mas um punhado de empresa puxa a mediana para cima”, disse. Com o desempenho concentrado em poucos papéis, Bessembinder afirma que “a preferência por assimetrias pode ser racional no longo prazo.

O Investidor 3.0 é um evento promovido pela Empiricus e pela Vitreo. Durante toda a semana, painéis discutirão as principais questões do mundo dos investimentos, empreendedorismo e economia, sempre com a participação de grandes nomes dessas áreas.

Confira a programação completa desta terça-feira (24).

Confira, também, a programação completa do evento, que termina nesta sexta-feira (27).

Perdeu algum painel do Investidor 3.0? Clique aqui e veja tudo o que já rolou.

 

 

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 24/11/2020 - 15:53