Política

Investigação do caso Leros é prorrogada por mais 60 dias

31 out 2019, 14:42 - atualizado em 31 out 2019, 14:42
Jaques Wagner
Ampliação do prazo de atuação foi pedida pelo relator, Jaques Wagner (Imagem: Roque de Sá/Agência Senado)

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (31) a prorrogação, por mais 60 dias, dos trabalhos da subcomissão que investiga uma possível tentativa de favorecimento ilegal a uma empresa brasileira que atua no setor de energia, a Leros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pedido para a prorrogação dos trabalhos partiu do relator, Jaques Wagner (PT-BA). O colegiado já definiu que cumprirá, em data a ser acertada, uma agenda de trabalhos no Paraguai. Isso porque teria sido prometida à Leros a venda da energia excedente do Paraguai no mercado livre de energia do Brasil, “a preços e condições imbatíveis”, segundo requerimento que levou à abertura da CPI.

Essa suposta tentativa de favorecimento à empresa brasileira causou grande sensibilidade política no contexto das relações bilaterais entre os dois países, segundo Wagner. Ele reforça que a polêmica trata de negociações no âmbito da Usina Itaipu Binacional.

“Tal renegociação, ocorrida em sigilo, aumentou a quantidade da energia contratada pelo Paraguai. Isso causou uma enorme comoção naquele país, com acusações de que os negociadores traíram os interesses paraguaios, pois a mudança causaria um aumento no preço da energia elétrica consumida lá”, aponta.

A crise levou à queda do ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Luís Castiglione, e várias outras autoridades governistas. Wagner acrescenta que o próprio presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, esteve ameaçado de impeachment devido às negociações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar