Economia

IOF: Haddad deve apresentar medidas alternativas ao presidente Lula hoje (10)

10 jun 2025, 7:45 - atualizado em 10 jun 2025, 7:31
lula haddad isenção imposto de renda
Ministro da Fazenda apresenta alternativas fiscais ao presidente Lula, em esforço para manter metas sem elevar o IOF. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar nesta terça-feira (10) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as medidas alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Lula retornou de viagem à França ontem à noite e retoma a sua agenda em Brasília nesta manhã. No domingo, após apresentar a proposta ao Congresso, o ministro afirmou que aguardaria o retorno do presidente para detalhar o que foi discutido.

“Eu vou esperar o presidente Lula voltar. Na 3ª feira de manhã ele deve estar em Brasília, e daí eu submeto a ele o que foi acordado aqui”, disse a jornalistas.

IOF: Entenda o acordo entre o Governo e o Congresso

Segundo as medidas apresentadas pela equipe econômica aos líderes da Câmara e do Senado, a compensação pela perda de arrecadação virá de três frentes:

  • aumento da taxação sobre as apostas esportivas (as chamadas “bets”);
  • mudanças na tributação de instituições financeiras;
  • fim de isenções sobre investimentos. A proposta prevê a cobrança de 5% de Imposto de Renda sobre títulos atualmente isentos, como LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

Além disso, o governo deve encaminhar um projeto de lei complementar com cortes estimados em 10% nas isenções fiscais, modelo que ainda será discutido com o Congresso.

“Dividiria em quatro temas. Uma é a Medida Provisória que vai disciplinar determinadas matérias de arrecadação, que visa o mercado, sobre arrecadação e temas afins. Amanhã explicaremos o aspecto das bets. Apresentaremos os primeiros dados coletados. A proposta original era aumentar para 18%. Essa MP vai nos permitir recalibrar o decreto do IOF, para reduzir as alíquotas do decreto original”, disse Haddad.

O ministro também disse que o governo pretende discutir projetos voltados à contenção dos gastos primários, como a aposentadoria dos militares e os supersalários no funcionalismo público.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar