Economia

IPC-Fipe acelera alta em agosto puxado por habitação

03 set 2019, 8:58 - atualizado em 03 set 2019, 9:10
Consumidor Consumo EUA
Mês de agosto fecha com alta de 0,33% sobre o mês anterior, mas abaixo na comparação com o ano passado, cujo acréscimo foi de 0,41% (Imagem: Reuters/Mark Makela)

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou agosto com alta de 0,33% sobre o mês anterior, puxado sobretudo por custos com habitação, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

A taxa de agosto representou uma aceleração ante a alta de 0,14% de julho, mas ainda ficou abaixo do acréscimo de 0,41% registrado um ano antes.

Com elevação de 0,89%, o grupo Habitação deu o maior impulso ao índice cheio, contribuindo com 27,56 pontos-base da alta de 0,33% do IPC-Fipe.

Alimentação veio em seguida, mas com contribuição bem menor, de 4,14 pontos-base.

Dos sete grupos pesquisados, apenas dois tiveram deflação, com Vestuário tirando mais pontos do índice (-2,71 pontos-base).

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.