Mercados

IPCA no radar: Ibovespa (IBOV) adotará tom positivo? Índice futuro avança, enquanto dólar cai

11 set 2023, 9:14 - atualizado em 11 set 2023, 9:14
ctm investimentos cvm esh capital vladimir timerman manipulação mercado ações fundos hedge estratégia
Ibovespa futuro abre pregão em alta, enquanto dólar recua (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Ibovespa futuro abriu o pregão desta segunda-feira (11) em alta de 0,51%, a 117.155 pontos. Já o dólar amanheceu em queda e recuava 0,38%, cotado a R$ 4,9695, por volta das 9h.

Na sexta-feira (8), o Ibovespa (IBOV) fechou o pregão de volta do feriado de Independência do Brasil em queda. O índice recuou 0,58%, aos 115.313 pontos.

Apesar de uma segunda-feira tranquila na agenda de indicadores, a semana promete dados importantes no Brasil e exterior.

Hoje, o destaque são os dados mais recentes do Relatório Focus. Os economistas ouvidos pelo Banco Central voltaram a subir as projeções para a inflação. Segundo o Focus desta semana, as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passaram de 4,92% para 4,93%.

As projeções para os preços são as últimas antes de o IBGE divulgar o IPCA de agosto, na terça-feira (12). Na quinta (14), o instituto divulga o crescimento do Setor de Serviços de julho e, na sexta (15), saí vendas no varejo também de julho.

No lado político, a votação na Câmara do projeto de lei que regulamenta as apostas esportivas está no radar. Hoje, Lula retorna ao Brasil após viagem a Nova Delhi, na Índia, para participar da Cúpula do G20.

Do lado internacional, o destaque fica com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, na quarta (13).

No final de semana, a Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, afirmou estar confiante de que a economia norte-americana vai conseguir se livrar da inflação sem grandes perdas em termos de desemprego.

Wall Street opera em alta nesta manhã. Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500Dow Jones Nasdaq avançavam 0,40%, 0,11% e 0,67%, respectivamente.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.