Ipsos planeja investir € 1,2 bilhão ao longo de cinco anos em IA e aquisições
A empresa francesa de pesquisa de mercado Ipsos planeja investir 1,2 bilhão de euros ao longo de cinco anos em inteligência artificial e aquisições, enquanto busca reverter um crescimento lento, disse o CEO Jean-Laurent Poitou em entrevista.
O plano de investimentos será dividido entre aquisições, com foco em tecnologias específicas, e o aprimoramento de suas capacidades internas, afirmou ele.
- SAIBA MAIS: Onde investir para buscar maximizar o seu patrimônio? Use o simulador gratuito do Money Times e receba recomendações de investimento com estratégia e segurança
“Vamos aumentar a proporção de cientistas de dados e engenheiros de inteligência artificial entre o quadro de talentos da Ipsos nos próximos anos. Esta é uma das razões pelas quais estaremos investindo”, disse Poitou. Atualmente, a Ipsos emprega mais de 1.000 cientistas de dados e engenheiros de IA.
A empresa pretende concentrar seus esforços em IA em pesquisas comerciais, que representam a maior parte de sua receita, em vez de pesquisas de opinião política, uma linha de serviços menor.
A Ipsos planeja desenvolver ou adquirir a maior parte de suas tecnologias centrais, embora permaneça aberta a parcerias caso estas acelerem o progresso ou se alinhem melhor aos objetivos financeiros.
A empresa utiliza principalmente dados de sua própria propriedade, como os provenientes de estudos sindicados vendidos a múltiplos clientes, para treinar seus modelos de IA. Já os estudos proprietários encomendados por clientes envolvem acordos contratuais que determinam a titularidade dos dados, disse Poitou.