Internacional

Irã lança ataque com mísseis contra base dos EUA no Catar; confira

23 jun 2025, 13:49 - atualizado em 23 jun 2025, 15:09
Irã EUA morning agenda Ibovespa Wall Street
Mísseis iranianos atingem base aérea dos EUA no Catar em retaliação a bombardeios americanos no fim de semana; explosões foram ouvidas em Doha. (Imagem: iStock/MicroStockHub)

O Irã lançou dez mísseis de curto e médio alcance contra a base aérea norte-americana de Al Udeid, no Catar, nesta segunda-feira (23). O local abriga mais de 10 mil soldados dos Estados Unidos. Outro míssil teria sido disparado contra uma base americana no Iraque, mas a informação foi desmentida por funcionários do Pentágono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com agências de notícias, os espaços aéreos do Catar e dos Emirados Árabes Unidos foram fechados, e explosões foram ouvidas em Doha, capital catariana. Fontes do governo de Israel alertaram previamente que o Irã preparava uma operação de contra-ataque, batizada de “Anunciação da Vitória”.

As autoridades do Catar afirmaram que não há registro de mortos até o momento. O país condenou o ataque iraniano e declarou que se reserva o direito de reagir. Por sua vez, o Irã afirmou que a base atacada ficava distante de áreas urbanas e residenciais, e que a operação não representa uma ameaça direta ao território catariano.

Segundo o New York Times, o ataque foi previamente coordenado com autoridades do Catar, e os Estados Unidos também estariam cientes da ofensiva, o que permitiu a retirada de militares da base antes da ação.

Fontes ouvidas pelo jornal americano afirmam que o bombardeio teve caráter simbólico, indicando que o Irã não busca escalar o conflito neste momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, autoridades militares e de inteligência dos EUA detectaram sinais de que milícias apoiadas por Teerã estariam se preparando para atacar bases americanas no Iraque e, possivelmente, na Síria.

No Bahrein, onde está localizado o quartel-general da Marinha dos Estados Unidos, sirenes de alerta também foram acionadas, e o país optou por fechar seu espaço aéreo.

O exército israelense informou que o Irã lançou uma nova leva de mísseis balísticos contra Israel, o que levou ao acionamento de sirenes em partes do norte do país.

Escalada entre EUA entre Irã

O confronto direto entre os Estados Unidose o Irã começou na noite de sábado (21), após o exército americano bombardear três instalações nucleares iranianas em Fordow, Natanz e Esfahan. Desde então, aguardava-se uma resposta iraniana à chamada Operação Martelo da Meia-Noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais cedo, Ebrahim Zolfaqari, porta-voz do quartel-general central Khatam al-Anbiya, chamou o presidente dos EUA, Donald Trump, de “apostador” por se juntar à campanha militar de Israel contra o Irã. Os dois países estão em confronto desde o dia 13 de junho.

“Sr. Trump, o apostador, o senhor pode começar esta guerra, mas seremos nós que a terminaremos”, disse.

O parlamento iraniano aprovou ontem o fechamento do Estreito de Ormuz — principal rota marítima para navios petroleiros no mundo, responsável por cerca de 30% do transporte global da commodity. A decisão final, no entanto, cabe ao Conselho Supremo de Segurança Nacional do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar