Internacional

Irã responderá texto da UE para acordo nuclear nesta segunda-feira, diz chanceler

15 ago 2022, 8:32 - atualizado em 15 ago 2022, 8:32
Os EUA disseram que estão dispostos a chegar rapidamente a um acordo para restabelecer o pacto com base nas propostas da UE (Imagem: REUTERS/Morteza Nikoubazl)

O Irã responderá ao texto final da União Europeia até a meia-noite desta segunda-feira, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, pedindo aos Estados Unidos que mostrem flexibilidade para resolver três questões restantes para salvar um pacto nuclear de 2015.

“Não queremos chegar a um acordo que depois de 40 dias, dois meses ou três meses não se concretize… dissemos a eles que nossas linhas vermelhas devem ser respeitadas”, declarou Amirabdollahian.

“Especificamente, há três questões… Se essas três questões forem resolvidas, podemos chegar a um acordo. Mas o fracasso em retomar o pacto não seria o fim do mundo”, afirmou.

Amirabdollahian disse que os próximos dias são muito importantes.

“Vamos precisar de mais negociações se Washington não mostrar flexibilidade para resolver as questões restantes… Como Washington, temos nosso próprio plano B se as negociações falharem”, disse.

A UE, como coordenadora das negociações nucleares do Irã com potências mundiais, disse na semana passada que apresentou um “texto final” após quatro dias de conversas indiretas entre autoridades norte-americanas e iranianas em Viena.

Os EUA disseram que estão dispostos a chegar rapidamente a um acordo para restabelecer o pacto com base nas propostas da UE.

Autoridades iranianas disseram na semana passada que transmitiriam suas “visões e considerações adicionais” à UE.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.