Comprar ou vender?

Ação que já saltou 30% atingiu pico e analista corta recomendação; veja o que fazer

13 jan 2024, 14:36 - atualizado em 13 jan 2024, 14:36
Isa Cteep
Genial Investimentos rebaixou Cteep (TRPL4) para “manter” (Imagem: REUTERS/Luis Jaime Acosta)

A Genial Investimentos cortou a recomendação de ISA Cteep (TRPL4) de “comprar” para “manter”. Segundo o analista Victor Souza, no preço atual, as ações têm potencial de valorização limitado frente ao alvo de R$ 28.

Desde que a casa recomendou a compra de TRPL4, em 15 de fevereiro de 2023, os papéis da empresa entregaram uma performance — incluindo dividendos — de 30,5%, frente a 22,4% do Ibovespa (IBOV).

O analista atribui a performance das ações da Cteep ao longo do ano à qualidade de operação e à aquisição de novos projetos em termos razoáveis.

Além disso, Souza destaca a distribuição de dividendos acima do estimado e a maior clareza e execução quanto aos investimentos em reforços e melhorias.

“Apesar de seguirmos positivos no case geral da empresa, aos atuais níveis de preço, não achamos o preço atrativo para termos uma recomendação mais agressiva”, afirma Souza.

O que esperar da Cteep?

O analista da Genial afirma que a Cteep vai atravessar anos de investimentos pesados em projeto e reforços e melhorias — de R$ 16 bilhões até 2028.

Sendo assim, a casa espera que a empresa passe a ser mais conservadora no pagamento de dividendos.

Isso porque o desenvolvimento de tais projetos deve pressionar o fluxo de caixa e, consequentemente, endividamento, avalia Souza.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.