AgroTimes

Isenção do Reino Unido ao suco de laranja do Brasil eleva competitividade, diz CitrusBR

23 nov 2022, 10:43 - atualizado em 23 nov 2022, 10:43
Suco de Laranja
Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, o cenário só não é melhor devido à restrição de oferta (Imagem: PixabayJESHOOTS-com)

A suspensão pelo Reino Unido das tarifas de importação para os sucos de laranja concentrado e não concentrado do Brasil, de janeiro de 2023 até o final de 2024, deverá ajudar na competitividade do produto do Brasil, maior exportador global da commodity, disse a associação CitrusBR em nota nesta quarta-feira.

Segundo cálculos da CitrusBR, ao se considerar a média das três últimas safras, a economia no período com a isenção de tarifas será de pelo menos 5 milhões de dólares.

“Nós sabíamos que haveria uma janela para a revisão de uma série de tarifas por causa da saída do Reino Unido da União Europeia e que existia uma chance real de conseguirmos essa isenção porque não há produção de suco de laranja local…”, disse o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, em nota.

O mercado britânico é o terceiro mais importante da Europa atrás de Alemanha e França para o suco do Brasil.

A União Europeia é o principal destino das exportações brasileiras, recebendo mais de 60% dos embarques.

Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, o cenário só não é melhor devido à restrição de oferta.

“Neste momento vivemos um período em que a oferta de suco está muito apertada e esperamos que essa medida, que pode ser renovada, colha bons frutos ao longo dos próximos anos, aumentando ainda mais a competitividade do suco de laranja brasileiro”, afirmou.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.