Internacional

Itália não quer Bolsonaro? Avança lei que pode impedir ex-presidente de ter cidadania italiana

01 nov 2023, 13:15 - atualizado em 01 nov 2023, 13:15
Bolsonaro
Jair Bolsonaro tem ascendência italiana, mas pode perder direito a cidadania no país (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ex-presidente Jair Bolsonaro está com seu direito a se tornar um cidadão italiano na mira do parlamento da Itália. Uma proposta de emenda de autoria do deputado Angelo Bonelli pode fazer com que o capitão perca a possibilidade de adquirir a cidadania.

O texto foi aprovado em primeiro turno na última quinta-feira (26), com 191 votos a favor e 6 contrários, e prevê a proibição de vistos permanentes para aqueles condenados por conspiração política e crimes contra o Estado.

Para passar a vigorar, o texto precisa passar por um segundo turno, que ainda não conta com previsão de quando irá acontecer.

Segundo a lei italiana, as pessoas podem reivindicar a nacionalidade se puderem provar que tiveram ancestrais italianos, sem qualquer limite geracional. O bisavô de Bolsonaro nasceu em Anguillara, no nordeste da Itália, portanto o ex-presidente e seus filhos são elegíveis para a cidadania por ascendência.

Emenda foi inspirada em Bolsonaro

Em janeiro deste ano, durante viagem aos Estados Unidos, Bolsonaro afirmou a um jornalista, do jornal italiano Corriere Della Sera, que “Minha família é de Pádua. Pela legislação, eu sou italiano. Tenho avós nascidos na Itália. A legislação de vocês diz que eu sou italiano”.

Após a declaração, Bonelli, filiado ao partido Verdi e Esquerda, pediu ao governo a não concessão a Bolsonaro a seus filhos, os classificando como “golpistas”.

Durante sessão no parlamento, o deputado afirmou que pensou na emenda considerando o caso de Bolsonaro. “Quando estava pensando no texto da emenda, o caso Bolsonaro me veio à mente de forma imediata. A Itália não pode permitir que pessoas que tenham conspirado contra o Estado possam ter a cidadania reconhecida. Isso não faz bem para nossa democracia”, disse.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.