Itaú anuncia redução de juro do cheque especial para conta salário

Por Arena do Pavini – O Itaú Unibanco informou hoje que vai reduzir em 1,5 ponto percentual ao mês os juros cobrados no cheque especial aos clientes que recebem salário na conta corrente do banco. No ano, a queda acumulada é de 1,88 ponto percentual e a nova taxa média passa a ser 10,86% ao mês. O banco disse que quis se antecipar à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa básica de juros hoje. O Itaú diz que já realizou sucessivos cortes em diversas linhas de produtos nos últimos meses.
Apesar do corte, a taxa média de 10,86% ao mês (244% ao ano) ainda é bastante alta, considerando que o juro básico da economia está em 6,5% ao ano. O cliente deve evitar portanto usar o limite do cheque especial, a não ser em caso de emergências que impliquem em despesas maiores, como multas e risco de perda de serviços.
Recentemente, os bancos fecharam um acordo com o Banco Central e criaram mecanismos para reduzir a inadimplência provocada pelos juros elevados do cheque especial. Entre as mudanças está a obrigação de avisar o cliente que ele entrou no limite e oferecer uma linha de crédito mais barata após alguns dias de uso.