BusinessTimes

Itaú e Standard Chartered lançam Club Loan usando plataforma Blockchain

04 dez 2018, 16:36 - atualizado em 04 dez 2018, 16:56
(Pixabay)

O Itaú Unibanco e o Standard Chartered finalizaram com sucesso o projeto de construir o primeiro Club Loan na América Latina com o uso da plataforma Blockchain. Por meio deste formato, semelhante ao de “empréstimo sindicalizado”, o Itaú conseguiu captar US$ 100 milhões do Standard Chartered (SC) e do Wells Fargo. Outra plataforma, a Corda Connect, do consórcio da R3, também foi usada para o desenvolvimento da peça.

O Blockchain é uma ferramenta que permite aos participantes fazerem upload de dados para uma rede de computadores compartilhada e autenticada. Os dados, então, são replicados por meio do mecanismo “shared ledger” – ou livro compartilhado. Para garantir a legitimidade das informações, elas também são criptografadas.

Os usuários autorizados na rede compartilhada conseguem monitorar as revisões dos contratos do empréstimo, assim como os comentários e a sequência de aprovações, tudo com segurança, transparência e eletronicamente. Os participantes ainda têm a opção de rastrear e fazer alterações até o fechamento da operação.

Foram realizadas simulações pelos dois grupos bancários, em que três etapas apresentaram um resultado positivo: a negociação dos termos e condições do contrato; o cumprimento das condições precedentes à assinatura, conforme acordado na etapa anterior; e a assinatura propriamente dita.

“O principal objetivo da transação era testar a capacidade dos bancos de desenvolver tecnologia de ponta, que moldará o setor no futuro”, explicou Ricardo Nuno, Diretor de Tesouraria Banking do Itaú Unibanco. “A plataforma desenvolvida aprimorou e facilitou a comunicação dos bancos em um processo centralizado e sem o uso de papel, com potencial efetivo de agregar ganhos de eficiência”.

Germana Cruz, Head de Instituições Financeiras para a América Latina do Standard Chartered, adota a mesma linha de pensamento de Nuno. “A plataforma Blockchain tem o potencial de conferir significativos ganhos operacionais, financeiros e tecnológicos para todos os envolvidos”, disse, e ainda destacou os resultados positivos das simulações: “O teste da plataforma comprovou seu potencial de redução de custos e ganhos de eficiência no processo de negociação do contrato e nas demais fases das transações tradicionalmente envolvidas em um Club Loan”.

O uso do Blockchain para negócios elimina a troca de e-mails e as dificuldades de controle de versões. A plataforma ainda possibilita que participantes se certifiquem em tempo real de que todas as condições do contrato sejam cumpridas.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.