Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Itaú e Standard Chartered lançam Club Loan usando plataforma Blockchain

04/12/2018 - 16:36
(Pixabay)

O Itaú Unibanco e o Standard Chartered finalizaram com sucesso o projeto de construir o primeiro Club Loan na América Latina com o uso da plataforma Blockchain. Por meio deste formato, semelhante ao de “empréstimo sindicalizado”, o Itaú conseguiu captar US$ 100 milhões do Standard Chartered (SC) e do Wells Fargo. Outra plataforma, a Corda Connect, do consórcio da R3, também foi usada para o desenvolvimento da peça.

O Blockchain é uma ferramenta que permite aos participantes fazerem upload de dados para uma rede de computadores compartilhada e autenticada. Os dados, então, são replicados por meio do mecanismo “shared ledger” – ou livro compartilhado. Para garantir a legitimidade das informações, elas também são criptografadas.

Os usuários autorizados na rede compartilhada conseguem monitorar as revisões dos contratos do empréstimo, assim como os comentários e a sequência de aprovações, tudo com segurança, transparência e eletronicamente. Os participantes ainda têm a opção de rastrear e fazer alterações até o fechamento da operação.

Foram realizadas simulações pelos dois grupos bancários, em que três etapas apresentaram um resultado positivo: a negociação dos termos e condições do contrato; o cumprimento das condições precedentes à assinatura, conforme acordado na etapa anterior; e a assinatura propriamente dita.

“O principal objetivo da transação era testar a capacidade dos bancos de desenvolver tecnologia de ponta, que moldará o setor no futuro”, explicou Ricardo Nuno, Diretor de Tesouraria Banking do Itaú Unibanco. “A plataforma desenvolvida aprimorou e facilitou a comunicação dos bancos em um processo centralizado e sem o uso de papel, com potencial efetivo de agregar ganhos de eficiência”.

Germana Cruz, Head de Instituições Financeiras para a América Latina do Standard Chartered, adota a mesma linha de pensamento de Nuno. “A plataforma Blockchain tem o potencial de conferir significativos ganhos operacionais, financeiros e tecnológicos para todos os envolvidos”, disse, e ainda destacou os resultados positivos das simulações: “O teste da plataforma comprovou seu potencial de redução de custos e ganhos de eficiência no processo de negociação do contrato e nas demais fases das transações tradicionalmente envolvidas em um Club Loan”.

O uso do Blockchain para negócios elimina a troca de e-mails e as dificuldades de controle de versões. A plataforma ainda possibilita que participantes se certifiquem em tempo real de que todas as condições do contrato sejam cumpridas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 04/12/2018 - 16:56

Cotações Crypto
Pela Web